sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os investimentos em melhorias na infraestrutura portuária fizeram o Porto Sudeste superar a expectativa para 2023, que em fevereiro era de ultrapassar 20 milhões de toneladasCrédito: Divulgação

Região Sudeste

Aumento de calado reflete em recorde de movimentação no Porto Sudeste

Atualizado em: 5 de janeiro de 2024 às 10:16
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Terminal portuário fechou 2023 com mais de 26 milhões de toneladas de cargas movimentadas

O Porto Sudeste, terminal de uso privado (TUP) que opera em Itaguaí (RJ), fechou 2023 com movimentação recorde de minério de ferro, superando 26 milhões de toneladas no ano. Foram 1.840 trens descarregados e 155 navios atracados.

Segundo a companhia, em fevereiro de 2023, a expectativa era a de superar 20 milhões de toneladas de cargas movimentadas, mas investimentos em melhorias na infraestrutura portuária refletiram no resultado. Entre eles, o aumento do calado de 17,80 m para 18,30 m, após a aprovação concedida pela Marinha do Brasil, em abril do ano passado. O acréscimo de 50 centímetros representou um aumento de carga de até 30 mil toneladas por navio.

Desta forma, no dia 19 de abril, a embarcação Golden Amreen, das Ilhas Marshall, foi a primeira a deixar o Porto Sudeste com seis mil toneladas de minério de ferro a mais do que os navios da classe Capesize costumavam sair. A mudança também promoveu mais segurança nas condições de navegação e redução do tempo de entrada e saída de navios do terminal.

“De 2022 para cá, saímos de uma movimentação de 17 milhões de toneladas/ano para quase 26 milhões. Isso representa um grande avanço, consolidando o crescimento do Porto Sudeste enquanto solução logística no país. Participar dessa evolução e ver tudo isso tomar forma é emocionante e, ao mesmo tempo, emblemático”, comentou Robson Maia, gerente de Operações de Granéis Sólidos, nascido e criado em Itaguaí.

Compartilhe:
TAGS Marinha do Brasil Porto Sudeste Terminal de Uso Privado