HUB
Exportações de Santa Catarina voltam a crescer, após quatro meses de quedas
Após quatro meses de quedas, as exportações de Santa Catarina voltaram a crescer em novembro do último ano. A alta chegou a 5,1%, com um total de US$ 923,5 milhões de produtos vendidos para o exterior. Entre as cargas responsáveis por esse resultado, destacam-se os grãos. Os embarques de soja somaram US$ 80,5 milhões, um crescimento de mais de quatro vezes sobre o obtido em novembro de 2022. A China foi o principal comprador. Os dados são do Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
Os portos de Santa Catarina – Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Imbituba – fecharam novembro com um movimento de 35,7 milhões de toneladas, no acumulado do ano. O total aponta um aumento de 5% sobre o obtido nos primeiros onze meses de 2022. Dos quatro complexos marítimos, apenas Itajaí registrou uma redução em suas operações, caindo de 3,96 milhões para 308 mil toneladas. Já Navegantes, localizado na outra margem do Rio Itajaí-Açu alcançou 11,68 milhões de toneladas, um crescimento de 11,1%.
A queda na movimentação de Itajaí se deve ao término do contrato de concessão dos berços 1 e 2 do porto, em junho, e da sua não renovação, o que levou à transferência das escalas dos navios que costumavam atracar no complexo. Atualmente, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está concluindo um novo processo de concessão.