Dados da vistoria devem ser considerados pela FNS para avaliar condições das estradas de ferro e definir planos de ação de risco e emergência / Foto: Divulgação
Região Norte
Ibama realiza vistoria na Ferrovia Norte-Sul em Tocantins
Trecho analisado vai até Goiás, mas ainda não está em operação
A Ferrovia Norte-Sul (FNS) recebeu uma vistoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), nesta semana, que verificou os pontos sensíveis do percurso e aspectos relacionados ao gerenciamento ambiental da ferrovia, além de levantar outras informações relevantes. O trecho analisado foi entre os municípios de Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO), que ainda não está em operação, mas deve iniciar suas atividades neste ano.
Foram visitadas as bases de apoio da ferrovia. Também foi verificada a sua capacidade de resposta em relação aos quantitativos de recursos materiais e humanos e quanto às condições de armazenamento dos materiais e dos equipamentos de resposta a acidentes que envolvam produtos perigosos (substâncias ou resíduos que possam causar danos ou apresentem risco à saúde, à segurança e ao meio ambiente).
Os dados da vistoria devem ser considerados pela FNS na elaboração dos documentos do Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) e do Plano de Ação de Emergência (PAE) para avaliação das condições das estradas de ferro (como a sinalização, limpeza do trecho, presença de fauna, entre outros) e de pontos de ocorrência de acidentes e transporte ferroviário de produtos perigosos.
A Ferrovia Norte-Sul é um dos mais importantes equipamentos do sistema brasileiro de transporte ferroviário, conectando os portos de Itaqui (MA) ao de Santos (SP), entre outros. Sua construção começou na segunda metade dos anos 1980 e possui uma extensão de mais de 2.250 quilômetros, atravessando quatro regiões do país.