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No dia 15 de maio, Suape registrou o seu maior embarque de veículos em uma única operação com 3 mil unidades embarcadas / Foto: Divulgação

Porto de Suape

Hub de Veículos do Porto de Suape registra crescimento de 42% em 2023

Atualizado em: 8 de janeiro de 2024 às 17:20
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

80.647 unidades foram mobilizadas através do porto no ano passado

O Hub de Veículos do Complexo Industrial Portuário de Suape, na Região Metropolitana de Recife (PE), registrou um crescimento de 42% na movimentação de automóveis entre os meses de janeiro e dezembro de 2023. O número foi levantado em comparação ao mesmo período do ano anterior. Totalizando as operações de exportação, importação e transbordo, 80.647 unidades passaram pelo porto no ano passado, superando os 56.932 veículos movimentados em 2022.

O ano foi marcado por operações recorde no complexo, o que ajudou a alcançar a marca expressiva. No dia 15 de maio, Suape registrou o maior embarque de veículos em uma única operação desde a sua fundação, há 45 anos. Foram 3 mil unidades da Stellantis embarcadas no navio Grande Guinea, de bandeira italiana, com destino ao Porto de Veracruz, no México. 

Outra megaoperação de embarque e desembarque de veículos foi realizada em agosto, pelo Canadian Highway, de bandeira panamenha, que desembarcou unidades importadas da Volkswagen, Toyota e General Motos, e embarcou modelos fabricados no polo automotivo da Stellantis. 

O diretor-presidente da Porto de Suape, Marcio Guiot, destacou a importância de investimentos para manter os números positivos do complexo. “É um setor em franca expansão, consolidando a posição estratégica de Suape no país e no mercado internacional. Estamos investindo na dragagem do porto, em inovação e em tecnologia, para proporcionar, cada vez mais, celeridade aos processos internos das operações de carga e de entrada e saída das embarcações.”, afirmou. 

As obras de dragagem do porto, tanto no canal interno quanto no externo, permitirão a atracação de embarcações de até 366 metros de comprimento com sua capacidade máxima, visando um aumento exponencial no volume de cargas movimentadas no atracadouro. Isso inclui os navios ro-ro, que fazem o transporte de veículos, e os porta-contêineres. A última etapa da dragagem do canal externo deve ser concluída em abril deste ano. Já a obra do canal interno teve o edital de licitação lançado no final de dezembro, com prazo de conclusão da primeira etapa de oito meses. 

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