A obra de revitalização do pontilhão nº 3, localizado sobre o Rio dos Soldados, na margem direita, será feita pela Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de SantosFotos: Divulgação/APS
Região Sudeste
Obras da pera ferroviária no Porto de Santos interditam trecho de travessia
Passagem aquaviária no Rio dos Soldados, que liga a bacia do mercado com o estuário ficará fechada até o próximo dia 15
A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou que o trecho conhecido como túnel das catraias — passagem aquaviária no Rio dos Soldados, que liga a bacia do mercado com o estuário do Porto de Santos, utilizada para travessias de passageiros entre Santos e Vicente de Carvalho — foi interditado a partir de terça-feira (9 de janeiro).
O embarque e desembarque dos passageiros do lado santista será realizado no cais, por meio de um flutuante instalado no armazém 15, localizado na margem direita.
A interdição se deve à obra da Pera Ferroviária de Outeirinhos, projeto essencial para solucionar gargalos operacionais do Porto de Santos. De acordo com a APS, a interdição estava prevista para o dia 14, mas foi antecipada, pois a intervenção será no período de 9 a 15 de janeiro.
A obra de revitalização do pontilhão nº 3, localizado sobre o Rio dos Soldados (conhecido como canal do mercado), na margem direita do Porto de Santos, será feita pela Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips).
Os passageiros realizarão o trajeto entre a bacia do mercado e o flutuante pelo cais, que contará com o apoio 24h da Guarda Portuária, a fim de auxiliar as pessoas durante o percurso. Além disso, nos horários de maior movimentação de pedestres, haverá uma redução na operação do fluxo ferroviário da região.
Cronograma
Será a segunda interrupção para a obra de pera ferroviária. A primeira foi entre os dias 20 e 24 de dezembro passado.
Com a conclusão da revitalização do pontilhão, o Porto de Santos terá benefícios significativos em sua infraestrutura, garantindo também maior segurança aos usuários do transporte de catraias.
Pera ferroviária
O projeto da pera ferroviária foi anunciado no mês de agosto pela Autoridade Portuária. O empreendimento, que será construído pela Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos), será instalado na área da Marimex, cujo terminal vai ser transferido da região de Outeirinhos para a área do Terminal do Valongo. A empresa e a APS já firmaram acordo e assinaram contrato de transferência.
A pera corresponde a um pátio em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem, o que facilitará o gargalo logístico da linha férrea na margem direita do Porto de Santos.
Durante um evento em Santos em dezembro passado, o presidente da Fips, João Almeida, afirmou que a movimentação de cargas por ferrovias em 2023 foi de 51 milhões de toneladas. Uma das prioridades da empresa é que em cinco anos esse número salte para 94 milhões, um crescimento de 83%.