Cerimônia de ativação do novo grupamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (10) na Ponta da Praia, em Santos (Foto: Cássio Lyra/BE News)
Região Sudeste
Cerimônia marca ativação do grupamento de fuzileiros navais em Santos
Grupo contará com 56 militares e vai atuar nas áreas de São Paulo e Paraná
A Marinha do Brasil (MB) reativou, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (10), o Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos – SP (GptFNSantos). O efetivo contará com 56 militares, que vão atuar sob área de jurisdição do Comando do 8º Distrito Naval.
A ativação do grupamento tem como objetivo principal ampliar a capacidade operativa na área, fortalecendo as operações de fuzileiros navais, cooperação com órgãos federais, ações que correspondem a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e defesa dos portos.
A ativação do grupamento de fuzileiros navais em Santos se mostra como estratégico, segundo a Marinha, devido a relevância econômica e estratégica da região do litoral de São Paulo, visando o Porto de Santos, principal porta de entrada comercial do Brasil.
A atuação dos militares visa aprimorar a efetividade e controle nas instalações portuárias de Santos, São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR), além do aumento da presença na fronteira em Foz do Iguaçu.
Segundo anunciado pela Marinha, inicialmente o grupamento será composto por 56 fuzileiros navais. O efetivo será aumentado para 158 militares dentre os próximos dois ou três anos.
A cerimônia ocorreu na sede de fuzileiros navais da Marinha, no bairro da Ponta da Praia.
O evento foi presidido pelo Comandante de Operações Navais da Marinha, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, que condecorou o Capitão de Fragata (FN) Eric Ricardo de Souza, que vai comandar o grupamento de fuzileiros de Santos.