O ministro Renan Filho apresentou um balanço do trabalho na pasta em 2023. Segundo ele, o índice de condição da malha rodoviária atingiu o melhor patamar em sete anosCrédito: Marcio Ferreira/MT
Nacional
Renan Filho quer apresentar o Plano Nacional de Ferrovias neste semestre
Ministro dos Transportes disse também que espera retomar obras da Transnordestina
O ministro dos Transportes, Renan Filho, pretende apresentar o Plano Nacional de Ferrovias no primeiro semestre deste ano. Além disso, a pasta prevê retomar as obras da Transnordestina em 2024. As informações foram repassadas a jornalistas na terça-feira, dia 9, em coletiva de imprensa concedida pelo ministro.
“Essa [Transnordestina] é a maior obra de infraestrutura em andamento no Brasil no momento, avaliada em quase R$ 12 bilhões, dos quais R$ 5 bilhões já foram investidos e R$ 7 bilhões estão em investimento”, explicou Renan Filho.
O ministro destacou o potencial da Transnordestina para ligar o Nordeste à malha nacional. Em 2023, houve avanço para conectar o Piauí ao Porto do Pecém, no Ceará.
Entre outras prioridades do Ministério estão os empreendimentos do trecho entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) II, e entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). O primeiro inclui 485 km e o segundo 363 km.
Em nota, o Ministério dos Transportes informou que o Plano Nacional de Ferrovias tem três bases. A primeira, é a elaboração de um portfólio com normas para atrair investimentos com segurança jurídica através das políticas de transporte ferroviário da pasta.
O segundo é a criação de um banco de projetos qualificados com o pipeline de projetos ferroviários, e o terceiro é a fonte de recursos para o projeto que consiste na otimização de contratos de renovação ferroviária com o objetivo de levantar recursos próprios para o setor de ferrovias em diálogo com as empresas.
Balanço
Renan Filho também apresentou um balanço do trabalho na pasta em 2023. Segundo ele, o índice de condição da malha rodoviária (ICM) bom chegou a 67%, melhor patamar em sete anos.
“Demos um salto de 15 pontos percentuais em um ambiente que vinha tendo queda de 2016 a 2022. Essa é a demonstração de que o investimento que fizemos foi bastante relevante, e nossa meta é avançar ainda mais, em 80% da malha boa, atingindo o melhor nível de toda a série histórica”, afirmou Renan Filho.
O ministro ressaltou que entre outros objetivos para 2024 está dar continuidade na recuperação da malha ferroviária e o desenvolvimento de projetos estruturantes na pasta. Para ele, as expectativas serão possíveis com as condições promovidas pelo arcabouço fiscal.
Com as condições promovidas pelo arcabouço fiscal, esperamos investir de R$ 70 bilhões a 80 bilhões em recursos públicos no setor até 2026. Além disso, desenvolvemos uma carteira de projetos atrativos para aproximar ainda mais o setor privado neste ano”, afirmou.