A empresa contratada pela Autoridade Portuária de Santos é a Náutica Marítima Serviços Ltda. O investimento é de R$ 13,9 milhões, com recursos da própria APSFoto: Divulgação/APS
Região Sudeste
Porto de Santos contrata aprofundamento em berços que operam granéis vegetais
Serviços de dragagem vão acontecer nos acessos dos cais 12A ao 21A, visando embarcações maiores
A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou na quinta-feira (11) a contratação de uma empresa para os serviços de dragagem de aprofundamento dos berços e acessos aos cais dos armazéns 12A e 21A, na margem direita do Porto de Santos. Segundo a companhia, os trabalhos vão beneficiar um total de seis berços do cais santista.
Com a obra, o local poderá receber embarcações maiores que as que atracam atualmente e que operam e movimentam granéis vegetais.
“São seis berços que, após dez anos do aprofundamento do canal de navegação, terão a mesma profundidade de 15 metros, o que vai possibilitar a chegada de navios com maior capacidade”, explica o presidente da APS, Anderson Pomini.
O local recebe principalmente navios de exportação de granéis vegetais (é o maior ponto de embarque de açúcar do mundo) e terá profundidade de 15 metros, da mesma forma que o canal de navegação do porto. Hoje o calado operacional daqueles berços vai de 10,9 a 13,8 metros, na maré baixa.
A empresa contratada pela Autoridade Portuária é a Náutica Marítima Serviços Ltda. O investimento é de R$ 13,9 milhões, com recursos da própria APS, e o prazo contratual é de seis meses.
O anúncio do contrato não é nenhuma surpresa, uma vez que o presidente do Porto de Santos (PS), Anderson Pomini, havia feito o anúncio da dragagem de aprofundamento em berços da margem direita durante coletiva de imprensa em novembro do ano passado.