HUB
Porto de Belém realiza operação inédita com madeira
Navio break bulk foi utilizado para carregamento de 40 mil toras
Pela primeira vez no Brasil, um carregamento de toras de teca (nome da árvore de onde é extraída) foi realizado em um navio break bulk (de carga fracionada). Essa operação foi concluída no último final de semana no navio MV Liberator, que estava atracado no Porto de Belém (PA). Os trabalhos, para o embarque de 40 mil toras (15,2 mil toneladas), levaram sete dias e, agora, elas seguem para o Porto de Kandla, na Índia. A madeira foi produzida pela pela Teak Resources Company (TRC). A operação portuária é do Grupo Atlântica Matapi.
A operação se destacou pelo fato de ter ocorrido em um navio break bulk, que costuma ser usado para transportar mercadorias em sacos, tambores, engradados ou barris. E tradicionalmente, as toras de madeira são embarcadas em contêineres, levados em navios conteineiros – a partir do Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). A utilização de cargueiros break bulk foi necessária devido ao atual caos logístico, causado pela pandemia de Covid-19 e que levou a uma escassez de contêineres no mercado global.