sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O capitão de mar e guerra Marcus André de Souza e Silva; o vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira e o capitão de mar e guerra Robledo de Lemos Costa e SáCrédito: Cássio Lyra/BE News

Região Sudeste

Novo capitão dos Portos de São Paulo é empossado: “Imensa responsabilidade”

Atualizado em: 17 de janeiro de 2024 às 9:57
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Marcus André de Souza e Silva destacou desafios, como a atuação no Porto de Santos e a missão de GLO

Em cerimônia realizada na terça-feira (16), no Cais da Capitania dos Portos de São Paulo, no Porto de Santos (SP), aconteceu a transferência de cargo do novo capitão dos Portos do estado. Após dois anos, sai o capitão de mar e guerra Robledo de Lemos Costa e Sá e assume o posto o também capitão de mar e guerra Marcus André de Souza e Silva.

A solenidade de transferência de cargo foi presidida pelo vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8º Distrito Naval.

Após ter sido empossado, o novo capitão dos portos comentou sobre a responsabilidade de assumir o cargo tendo em vista a importância do Porto de Santos e também durante o período que corresponde à missão da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) imposta pelo Governo Federal no ano passado e que prossegue em 2024.

“É uma emoção muito grande poder ser distinguido a esse cargo, que por si só já possui uma imensa responsabilidade, tratando-se de 196 municípios cobertos e o maior porto do país. Sabemos da responsabilidade da GLO, em que se aumenta a carga de trabalho, aumentam os esforços da capitania, e temos que desdobrar nossos militares para servir àquela missão”, declarou.

Segundo o comandante Souza e Silva, esta será a primeira vez em que ele estará sob o comando de uma organização militar de tráfego aquaviário.

O novo capitão dos Portos de São Paulo seguirá na função até o final de 2026. Natural do Rio de Janeiro (RJ), o oficial também atuou como chefe de gabinete do Estado-Maior da Armada e tem em seu currículo outras atribuições, tais como a atuação no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e o posto de instrutor na Academia Naval dos Estados Unidos.

Marcus André de Souza e Silva ingressou na Guarda-Marinha em dezembro de 1997. Ele comandou diversas embarcações militares e coleciona condecorações, como a medalha da Ordem do Mérito Naval, a mais alta condecoração da Marinha do Brasil.

O novo capitão dos Portos substitui Robledo de Lemos Costa e Sá, que estava no cargo desde janeiro de 2022.

A cerimônia reuniu autoridades como Rogério Santos (Republicanos), prefeito de Santos; Anderson Pomini, diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS); representantes dos terminais portuários e demais oficiais da Marinha, Exército e Aeronaútica.

Compartilhe:
TAGS 8º Distrito Naval Marcus André de Souza PORTO DE SANTOS São Paulo