Foto: Helene Santos / Casa Civil
Porto do Pecém
Governo do Ceará assina memorando para produção de H2V no Porto do Pecém
Grupo bp assinou o 36º memorando entre Estado e empresas; Ceará ainda tem quatro pré-contratos firmados para hub no complexo
O Governo do Ceará assinou um Memorando de Entendimento nesta terça-feira (16) com a multinacional bp, que visa a construção de uma unidade para produção de hidrogênio verde (H2V) e derivados, como a amônia verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Este foi o 36º memorando assinado entre o Estado e empresas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento do Hub de H2V.
A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, falou sobre o papel do estado para acelerar a transição energética e o desenvolvimento socioeconômico cearense. “Estamos diante de um desafio global. E o Ceará tem na transição energética e em nosso grande potencial de energias renováveis uma estratégia, uma decisão, que vem sendo consolidada ao longo das gestões. Nos colocamos à disposição para dar os próximos passos nessa relação importante para o Ceará.”
A bp é um dos maiores grupos de energia do mundo. Com mais de cem anos de existência, a empresa está presente em mais de 70 países, incluindo o Brasil. O grupo projeta ser totalmente neutro em carbono até 2050 ou antes em todas as suas operações, produção e vendas.
O Diretor Mundial de Novos Negócios (Hidrogênio Verde) da bp, Ian Spafford, destacou as vantagens competitivas do Ceará no cenário de descarbonização da economia, ressaltando a importância da molécula de hidrogênio para a transição energética da indústria.
“O Porto do Pecém é uma das melhores áreas para desenvolver o projeto do hidrogênio verde. A bp está trabalhando diligentemente com os diversos segmentos no mundo, principalmente nos Estados Unidos, para viabilizar essa transição. Já estamos trabalhando para criar essa demanda. Temos todo o interesse em acelerar ao máximo esse processo”, afirmou.
A relevância da parceria também foi enfatizada pelo presidente do Porto do Pecém, Hugo Figueirêdo, ressaltando a necessidade do complexo se destacar globalmente para aprimorar o projeto de descarbonização. “É fundamental o Hub de Hidrogênio Verde ser reconhecido pelas maiores empresas de energia do mundo. Ter a bp como parceria no desenvolvimento do Hub mostra como estamos avançados na estratégia de descarbonização.”
Além dos 36 memorandos assinados com empresas, o Governo do Ceará também conta com quatro pré-contratos firmados para a construção da cadeia produtiva do hidrogênio verde no estado.