sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O diretor executivo da IEA, Fatih Birol (à esquerda), e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participaram de um seminário no Fórum Econômico Mundial, na SuíçaCrédito: Divulgação/MME

Nacional

Diretor da Agência Internacional de Energia anuncia visita ao Brasil

Atualizado em: 18 de janeiro de 2024 às 9:15
BE News Enviar e-mail para o Autor

Fatih Birol afirmou que irá discutir com o Governo perspectivas para um melhor aproveitamento do mercado de bioenergia

O diretor executivo da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, anunciou sua visita ao Brasil em 10 dias para discutir com o Governo Federal sobre as perspectivas de um melhor aproveitamento da oportunidade de se criar mecanismos de mercado para a bioenergia em todo o mundo.

Nesta quarta-feira (17), durante um seminário promovido pelo governo suíço em Davos, no Fórum Econômico Mundial, Fatih Birol elogiou o protagonismo brasileiro na transição energética. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também presente no evento, ressaltou o atual momento do Brasil na liderança da transição energética, com 88% de sua matriz proveniente de fontes limpas e renováveis. Silveira também destacou a ampliação das energias eólica, solar e de biomassa.

“O Brasil é conhecido internacionalmente como um país que é o celeiro de alimentos do planeta, mas estamos ampliando em muito a nossa matriz eólica, solar e de biomassa para sermos reconhecidos como o celeiro das energias limpas e renováveis”, disse o ministro.

O diretor da agência reforçou as expectativas com a realização do G20 — evento que reúne as 20 principais economias do mundo — e da COP30 — conferência da ONU sobre mudanças climáticas. O Brasil será sede dos dois eventos neste ano. Birol espera que outros líderes mundiais aprendam com as conquistas brasileiras na criação de mercados para a bioenergia.

“Agora, temos o G20 e a COP chegando no Brasil e isso é um palco, esse é um papel que o Brasil já merecia, mas por alguns motivos ainda não havia conseguido. Admiro no Brasil a sustentabilidade”, afirmou Birol.

Compartilhe:
TAGS Agência Internacional de Energia energias eólica Fatih Birol governo federal