sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Navio possui sistema de combustível duplo, capaz de consumir tanto o combustível convencional como o gás natural liquefeito (Foto: Divulgação)

Internacional

BYD cria navio cargueiro próprio com capacidade para 7 mil carros

Atualizado em: 18 de janeiro de 2024 às 19:19
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Investimento da empresa ocorre após recorde de exportação registrado no ano passado

Visando a expansão de negócios além-mar, a BYD, montadora de automóveis chinesa, anunciou a criação de seu primeiro navio cargueiro, que será utilizado para distribuir carros ao redor do mundo. O investimento ocorre após o recorde de exportação registrado em 2023, quando a empresa movimentou 242.765 unidades, ajudando a China a se tornar oficialmente a maior exportadora de veículos do mundo. 

O navio Explorer No. 1 conta com uma capacidade para 7 mil carros por viagem e possui 199,9 metros de comprimento. Gerenciado pela Zodiac Maritime e construído pelo International Marine Containers Group, a embarcação se destaca pela autonomia de cruzeiro de 15.800 milhas náuticas (cerca de 25,4 mil quilômetros), e tem um sistema de combustível duplo, capaz de consumir tanto o combustível convencional como o gás natural liquefeito. 

A primeira viagem da embarcação será com destino à Europa, demonstrando o objetivo da empresa em alcançar novos mercados importantes e de grande porte. O trajeto ainda terá paradas estratégicas em Yantai e Shenzhen, sede da BYD.

Nos próximos dois anos, a BYD pretende juntar outros sete navios à sua frota. Porém, essas novas embarcações terão tecnologia de bateria de armazenamento de energia da BYD e sistemas de gerador de eixo. 

 

Expectativa para 2024

A empresa espera se destacar no mercado global em 2024. Apesar de não poder comercializar veículos nos Estados Unidos, segundo maior mercado do mundo, por conta de divergências políticas com a China, a montadora ultrapassou a Tesla como a fabricante de veículos elétricos mais vendida no mundo no ano passado.

O mercado europeu também pode criar obstáculos para o crescimento da BYD fora da China. Países do continente estudam a imposição de tarifas de importação para as fabricantes chinesas, numa tentativa de proteger a indústria interna. Outros subsídios também podem ser adotados pelo continente para fortalecer as fabricantes europeias. 

 

BYD

Fundada em 2023, a BYD (do slogan, Build Your Dreams) vendeu cerca de 530 mil carros elétricos no quarto trimestre de 2023. A empresa ainda possui três dos 10 modelos mais vendidos do segmento dentro do Brasil, no último mês. O BYD Dolphin foi o carro elétrico mais vendido no país em dezembro de 2023, registrando 2.248 emplacamentos.

Compartilhe:
TAGS byd carro China elétrico