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A gaiola se destaca por possuir quatro portas, uma característica planejada para otimizar as operações de salvamento em casos de emergência, garantindo eficiência e rapidezCrédito: Divulgação/Porto Itapoá

Região Sul

Porto Itapoá desenvolve sua própria gaiola de emergência

19 de janeiro de 2024 às 8:54
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Equipamento será utilizado para otimizar as operações de salvamento no terminal catarinense

Em uma iniciativa considerada pioneira dentro do cenário portuário brasileiro, o Porto Itapoá (SC) apresentou nesta semana uma solução inovadora para situações de emergência no terminal. A Autoridade Portuária e toda equipe técnica desenvolveu a criação de uma gaiola de resgate, que atenda as necessidades específicas das operações portuárias.

Segundo o Porto Itapoá, a inexistência deste tipo de equipamento no mercado nacional fez com que a equipe se desdobrasse para a criação da gaiola.

Segundo o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr, a gaiola será destinada ao resgate em situações críticas.

“A oferta existente deste tipo de equipamento na Europa não atendia aos nossos anseios específicos, o que impulsionou nossa equipe a desenvolver internamente a solução necessária” revelou o executivo.

O equipamento destaca-se por possuir quatro portas, proporcionando uma entrada facilitada para as equipes de resgate. Essa característica em especial foi cuidadosamente planejada para otimizar as operações de salvamento em casos de emergência, garantindo eficiência e rapidez no atendimento.

Além disso, o equipamento terá um sistema de apeação e alocação das eventuais vítimas de acidente que facilita a manobra, tornando o resgate ainda mais rápido, inclusive para situações no mar.

“É um importante incremento em nossa operação, mas que esperamos nunca usar”, reforçou Rosa Jr.

Construção

A concepção da gaiola de emergência envolveu uma abordagem colaborativa, com a participação ativa de diversos setores do Porto Itapoá.

“A escuta atenta e a integração de feedbacks foram fundamentais para assegurar que o equipamento atendesse da forma mais precisa possível às demandas reais de resgate no ambiente portuário”, finalizou o diretor.

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TAGS diretor de Operações gaiola de emergência mercado nacional Porto Itapoá Tecnologia e Meio Ambiente