sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os CEOs da Maersk, Vincent Clerc, e da Hapag-Lloyd, Rolf Habben Jansen: as empresas detêm mais de 20% da fatia global de mercado no setor de transporte marítimo de cargas. Crédito: Reprodução/Maersk

Internacional

Maersk e Hapag-Lloyd anunciam parceria operacional para 2025

Atualizado em: 20 de janeiro de 2024 às 11:20
BE News Enviar e-mail para o Autor

Cooperação Gemini envolve frota conjunta de navios com capacidade de 3,4 milhões de TEUs

A dinamarquesa A.P. Moeller-Maersk e a alemã Hapag-Lloyd anunciaram a criação da ‘Cooperação Gemini’, parceira operacional de longo prazo com início previsto para fevereiro de 2025. O acordo envolve o compartilhamento de embarcações. Juntas, as empresas contarão com uma frota de 290 navios, totalizando uma capacidade de 3,4 milhões de TEU. A maior parte será implantada pela Maersk, com 60%.

Segundo o CEO da Hapag-Lloyd, Rolf Habben Jansen, a aliança visa aumentar a eficiência e acelerar os esforços de descarbonização nas operações de ambas as companhias e de toda a indústria. “A parceria com a Maersk nos ajudará a aumentar ainda mais a qualidade que oferecemos aos nossos clientes”, completou.

Vincent Clerc, CEO da Maersk, falou sobre o fortalecimento da oferta de logística integrada que pode ser gerada a partir do acordo. “Temos o prazer de iniciar esta cooperação com a Hapag-Lloyd, que é o parceiro oceânico ideal na nossa jornada estratégica. Ao entrar nesta cooperação, estaremos oferecendo aos nossos clientes uma rede oceânica flexível que elevará o nível de confiabilidade na indústria”, afirmou.

As duas empresas são responsáveis por mais de 20% da fatia global de mercado no setor de transporte marítimo de cargas. Em suas metas de descarbonização, a Maersk visa zerar suas emissões líquidas até 2040. A Hapag-Lloyd objetiva alcançar a meta em 2045.

Ambas as companhias firmaram a meta de fornecer confiabilidade de cronograma superior a 90% quando a rede estiver totalmente implementada, com melhores tempos de trânsito em alguns dos principais portos da operação.

A Maersk e a MSC já haviam anunciado, em janeiro de 2023, que a aliança 2M terminaria em janeiro de 2025. Com o acordo, a Hapag-Lloyd também deixará a The Alliance (THEA) no final de janeiro do ano que vem.

A parceria prevê a utilização conjunta das redes globais e terminais das duas empresas. Entre os principais serviços, complementados pela rede de transportes dedicados em centros de transbordo próprios ou controlados, 14 estão localizados na Europa, 4 no Oriente Médio, 13 em outras regiões da Ásia e um no Golfo do México.

A Maersk possui uma frota de cerca de 700 navios próprios ou fretados, com uma capacidade superior a 4 milhões de TEU. A APM Terminals, uma afiliada da Maersk, opera 59 terminais em 31 países sob a marca APM Terminals ou em conjunto com um parceiro de joint venture.

Já a Hapag-Lloyd conta com uma frota de 264 navios-porta contêineres, totalizando uma capacidade de 2 milhões de TEU. A empresa está presente em 20 terminais na Europa, América Latina , Estados Unidos, Índia e Norte da África.

Compartilhe:
TAGS