domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Foto: Divulgação

Porto do Itaqui

Porto do Itaqui realiza operação com cinco navios de combustíveis simultaneamente

23 de janeiro de 2024 às 18:15
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Ação, comandada pela Transpetro, durou cerca de 48 horas

Pela primeira vez em sua história, o Porto do Itaqui (MA) realizou uma operação simultânea de cinco navios de combustíveis. A ação aconteceu no último sábado (20) e domingo (21), e foi comandada pela Transpetro. 

A operação ocorreu nos berços 102, 104, 106 e 108 do porto e durou 48 horas. O navio Ioannis Zafirakis, da Petrobras, descarregou 5 mil toneladas de óleo combustível no berço 102. No berço 104, o navio Darcy Ribeiro, também da Petrobras, desembarcou 3.500 toneladas de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). 

Já no berço 106, o navio NT Torm Aslaug, da Petrobras, fez uma operação Ship to Ship (STS), descarregando 20 mil metros cúbicos de gasolina para o navio PS Singapore, da Raízen. Outra embarcação da Raízen, o navio Fair Wonder, descarregou 10 mil metros cúbicos de diesel S10. 

O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, destacou a importância da operação. “Essa foi uma conquista importante para a Transpetro e para o Porto do Itaqui. Ela demonstra que o porto está preparado para atender à demanda crescente de combustíveis na região”, ressaltou.

A implementação do STS no píer 106, foi uma das principais intervenções que ajudaram o porto a realizar a operação com um porte inédito. A instalação reduziu o tempo de estadia dos navios em até 50%. 

Compartilhe:
TAGS combustível Itaqui Maranhão operação petrobras