Desde que o produto químico teve contato com o Rio Seco, formou-se uma espuma branca que se direcionou até o Rio Cubatão, principal fonte de abastecimento de água de Joinville (Crédito: Divulgação)
Região Sul
Governo monta força-tarefa após vazamento de produto químico em Joinville
Ácido sulfônico chegou até o Rio Cubatão, uma das principais fontes de abastecimento de água da região catarinense
O Governo de Santa Catarina anunciou uma força-tarefa para atuar no vazamento de produto químico após um acidente envolvendo um caminhão na cidade de Joinville, no início da tarde de segunda-feira (29). O derramamento de ácido sulfônico sobre o Rio Seco, afluente do Rio Cubatão, causou interrupção no abastecimento de água em 75% do município.
Segundo o estado, a força-tarefa consta na mobilização de equipes da Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
O IMA tomou providências para monitorar o meio ambiente do local. Segundo o Governo Estadual, sua atuação será avaliar a extensão do dano, juntamente com a Polícia Militar Ambiental, levantando todo o panorama do dano ambiental causado na região.
De acordo com informações do instituto, a empresa responsável pela carga tem seguro ambiental e está fazendo o transbordo do que sobrou do produto, a contenção e a limpeza. Por ser a base de detergente, o derramamento gerou muita espuma.
Já a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Crimes contra o Meio Ambiente, da Delegacia de Investigação Criminal de Joinville, instaurou inquérito policial para apurar causas e responsabilidades envolvendo o tombamento do caminhão.
De acordo com a delegada Tânia Harada, responsável pela investigação, o local já foi periciado e a empresa responsável pelo transporte já está identificada. A delegada informou ainda que será pedida uma perícia no caminhão e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) será oficiado para verificar eventual irregularidade no transporte da carga.
Acidente
Um caminhão que carregava um produto químico capotou nesta segunda-feira (29) na rodovia SC-418, no trecho conhecido como Serra Dona Francisca, em Joinville. O acidente aconteceu no km 16. Houve bloqueio parcial para atendimento da ocorrência.
Vídeos reproduzidos nas redes sociais mostram o momento do acidente. Após capotar, o veículo chegou a pegar fogo. O motorista do veículo, de 59 anos, foi encaminhado para o Hospital Municipal São José com ferimentos pelo corpo. Ele está sob orientação médica e seu quadro de saúde é estável.
Desde que o produto químico teve contato com o Rio Seco, formou-se uma espuma branca que se direcionou até o Rio Cubatão, principal fonte de abastecimento de água de Joinville.
Em razão do acidente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Cubatão foi fechada preventivamente para a captação. A Prefeitura montou um gabinete de crise e decretou estado de emergência.
De acordo com a Administração Municipal, a captação de água do rio foi fechada às 10h, sendo que o produto chegou nas proximidades da estação apenas às 13h. A Prefeitura informou que não há previsão de normalização do abastecimento e orientou a população que economize água.