O processo visa conceder área e retomar movimentação de contêineres, que parou desde que o contrato com APM Terminals chegou ao fim no ano passado. Divulgação/Antaq
Região Sul
Antaq aprova audiência pública para concessão de terminal em Itajaí
Desde a saída da APM Terminals, porto catarinense parou de movimentar contêineres
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou, na última quinta-feira (1), a realização de audiência e consulta pública para o processo de concessão de um terminal de contêineres localizado no Porto de Itajaí (SC).
As fases de participação social ocorrem antes do leilão, com o propósito de reunir contribuições para a melhoria de documentos técnicos e jurídicos ligados à licitação.
O processo integra a iniciativa para realizar um novo leilão de concessão, com um prazo de 35 anos, já que desde o término do prazo regular de arrendamento da multinacional APM Terminals, no ano passado, o Porto de Itajaí não movimenta contêineres, recebendo apenas carga geral, como veículos.
O diretor Wilson Lima Filho, relator do processo, enfatizou os esforços da Agência para agilizar o retorno das atividades portuárias. “Trabalhamos para garantir a eficiência desse processo, especialmente para aqueles que buscam o crescimento e a retomada do Porto de Itajaí o mais rápido possível.”
A medida foi aprovada durante a 558ª Reunião Ordinária da Diretoria da Antaq. No encontro, foram aceitas sugestões do revisor, Alber Vasconcelos, com o intuito de reavaliar, durante a consulta pública, a proposta de aplicação do preço máximo, destacando-se por ser uma licitação que abrange tanto a área de concessão quanto o acesso aquaviário.
A queda na movimentação do Porto de Itajaí tem afetado a economia local, impactando o rendimento dos trabalhadores portuários que operam por escala e reduzindo a arrecadação do município.