O cronograma de recomposição das alíquotas para carros elétricos é de 10% de Imposto de Importação em janeiro/2024; 18% em julho/2024; 25% em julho/2025; e 35% em julho/2026 (Crédito: Arquivo)
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Após reoneração de impostos de importação, venda de veículos elétricos cai em janeiro
Dados da associação do setor, no entanto, mostram crescimento de emplacamentos em relação ao mesmo período de 2023
As vendas de carros elétricos caíram 26% em janeiro, na comparação com dezembro, após o retorno da cobrança de impostos sobre importações desses veículos, que começou a vigorar no primeiro dia do ano. Foram 12.026 emplacamentos em janeiro contra 16.279 em dezembro, de acordo com dados publicados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
A ABVE diz que, apesar da queda nas vendas, os números de emplacamentos estão batendo recorde. Janeiro foi o melhor mês da série histórica, diz a entidade. Os mais de 12 mil emplacamentos do primeiro mês do ano são quase o triplo do registrado em janeiro de 2023: 4.503 (aumento de 167%).
“Os números indicam a continuidade do forte crescimento das vendas de eletrificados leves nos últimos anos no Brasil, especialmente em 2023, quando chegaram a 93.247 unidades”, disse a ABVE, em nota.
O Governo Federal anunciou a recomposição de impostos de importação sobre esses veículos para estimular a cadeia nacional e a descarbonização da frota brasileira.
As alíquotas serão gradualmente recompostas até chegarem a 35% em julho de 2026. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o cronograma de recomposição das alíquotas para carros elétricos fica assim: 10% de Imposto de Importação em janeiro de 2024; 18% em julho de 2024; 25% em julho de 2025; e 35% em julho de 2026.
Quanto aos carros híbridos (baterias se recarregam nas freadas ou a combustão), os índices são: 12% em janeiro de 2024; 25% em julho de 2024; 30% em julho de 2025; e 35% em julho de 2026.
Mais dados
Os veículos 100% elétricos BEV (Battery Electric Vehicle) representam 36% do total de eletrificados emplacados (4.358). Eles incluem os HEV (Hybrid Electric Vehicle) e os PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle). No mesmo mês do ano passado, nesta categoria, foram emplacados 755 carros BEV.
O mercado segue sendo fortemente impulsionado pelas montadoras BYD, GWM e Caoa Chery. O BYD Dolphin GS foi o modelo 100% elétrico mais emplacado no mês, com 1.583 unidades, seguido do híbrido plug-in BYD Song Plus GS, com 1.519.
O estado de São Paulo é o líder em emplacamentos, com 4.082 veículos em janeiro – aumento de 185,5% sobre janeiro de 2023 (1.430). Na sequência vem o Rio de Janeiro, com 896 emplacamentos – crescimento de 126%, sobre janeiro de 2023 (397).
Projeção
Segundo o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, as vendas de elétricos devem passar de 150 mil neste ano. A projeção da entidade é de que haverá um aumento de 60% nos emplacamentos deste ano sobre 2023, que registrou 93.927 unidades emplacadas.
“O veículo elétrico já caiu no gosto do consumidor brasileiro, e essa tendência se confirma ano após ano”, disse, em nota.