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O cronograma de recomposição das alíquotas para carros elétricos é de 10% de Imposto de Importação em janeiro/2024; 18% em julho/2024; 25% em julho/2025; e 35% em julho/2026 (Crédito: Arquivo)

Nacional

Após reoneração de impostos de importação, venda de veículos elétricos cai em janeiro

Atualizado em: 8 de fevereiro de 2024 às 9:20
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Dados da associação do setor, no entanto, mostram crescimento de emplacamentos em relação ao mesmo período de 2023

As vendas de carros elétricos caíram 26% em janeiro, na comparação com dezembro, após o retorno da cobrança de impostos sobre importações desses veículos, que começou a vigorar no primeiro dia do ano. Foram 12.026 emplacamentos em janeiro contra 16.279 em dezembro, de acordo com dados publicados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A ABVE diz que, apesar da queda nas vendas, os números de emplacamentos estão batendo recorde. Janeiro foi o melhor mês da série histórica, diz a entidade. Os mais de 12 mil emplacamentos do primeiro mês do ano são quase o triplo do registrado em janeiro de 2023: 4.503 (aumento de 167%).

“Os números indicam a continuidade do forte crescimento das vendas de eletrificados leves nos últimos anos no Brasil, especialmente em 2023, quando chegaram a 93.247 unidades”, disse a ABVE, em nota.

O Governo Federal anunciou a recomposição de impostos de importação sobre esses veículos para estimular a cadeia nacional e a descarbonização da frota brasileira.

As alíquotas serão gradualmente recompostas até chegarem a 35% em julho de 2026. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o cronograma de recomposição das alíquotas para carros elétricos fica assim: 10% de Imposto de Importação em janeiro de 2024; 18% em julho de 2024; 25% em julho de 2025; e 35% em julho de 2026.

Quanto aos carros híbridos (baterias se recarregam nas freadas ou a combustão), os índices são: 12% em janeiro de 2024; 25% em julho de 2024; 30% em julho de 2025; e 35% em julho de 2026.

Mais dados

Os veículos 100% elétricos BEV (Battery Electric Vehicle) representam 36% do total de eletrificados emplacados (4.358). Eles incluem os HEV (Hybrid Electric Vehicle) e os PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle). No mesmo mês do ano passado, nesta categoria, foram emplacados 755 carros BEV.

O mercado segue sendo fortemente impulsionado pelas montadoras BYD, GWM e Caoa Chery. O BYD Dolphin GS foi o modelo 100% elétrico mais emplacado no mês, com 1.583 unidades, seguido do híbrido plug-in BYD Song Plus GS, com 1.519.

O estado de São Paulo é o líder em emplacamentos, com 4.082 veículos em janeiro – aumento de 185,5% sobre janeiro de 2023 (1.430). Na sequência vem o Rio de Janeiro, com 896 emplacamentos – crescimento de 126%, sobre janeiro de 2023 (397).

Projeção

Segundo o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, as vendas de elétricos devem passar de 150 mil neste ano. A projeção da entidade é de que haverá um aumento de 60% nos emplacamentos deste ano sobre 2023, que registrou 93.927 unidades emplacadas.

“O veículo elétrico já caiu no gosto do consumidor brasileiro, e essa tendência se confirma ano após ano”, disse, em nota.

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