sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O navio Forte de São Felipe encalhou no canal de acesso ao terminal da Alumar, em São Luís, no Maranhão, na tarde deste sábado (17). (Foto: Divulgação)

Região Nordeste

Resgate de navio no MA só será realizado com plano de desencalhe e licenças ambientais

Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 10:17
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Segundo a Capitania dos Portos do estado, tudo deverá ser providenciado pela empresa proprietária da embarcação

O navio Forte de São Felipe, que está encalhado desde sábado (17) no canal de acesso ao porto da empresa Alumar, em São Luís (MA), só poderá ser retirado quando seu proprietário apresentar um plano de desencalhe, além de licenças ambientais. A informação é da Capitania dos Portos do Maranhão (MA).

Em nota divulgada pelo portal g1 na noite de segunda-feira (19), a Capitania disse que esse plano de desencalhe terá de ser aprovado pela Marinha. O órgão enfatizou ainda a importância de um planejamento cuidadoso para garantir a segurança da navegação e evitar a contaminação hídrica.

O navio pertence à empresa de navegação Elcano SA, que ainda não deu informações sobre o plano de desencalhe.

As autoridades portuárias do Maranhão ainda estão investigando as circunstâncias e os responsáveis pelo encalhe do navio, com os resultados esperados em 90 dias. Enquanto isso, a Alumar emitiu nota garantindo que está empenhada na operação para desobstruir o canal de navegação no Estreito dos Coqueiros e reflutuar o navio.

O Forte de São Felipe, carregado com 22 mil toneladas de bauxita, permanece imobilizado no canal de acesso ao porto da Alumar. A situação causa preocupação entre os pescadores locais sobre possíveis vazamentos do mineral e seus impactos na disponibilidade de alimentos. No entanto, a Capitania dos Portos assegurou que, até o momento, não há ameaça de vazamento da carga nem danos estruturais ao navio.

Com 229 metros de comprimento, o navio partiu do Porto de Juruti, no Pará, com destino ao terminal da Alumar. No último domingo (18) foram realizadas duas tentativas de desencalhe. A primeira de madrugada e a segunda no início da tarde. As duas operações, no entanto, não tiveram sucesso, apesar do uso de rebocadores.

Compartilhe:
TAGS Encalhe forte de são felipe Maranhão navio