De acordo com a PortosRio, o Porto de Itaguaí teve o terceiro melhor desempenho entre os portos públicos brasileiros, ficando atrás somente dos complexos de Santos e Paranaguá (Foto: Divulgação/PortosRio)
Região Sudeste
Movimentação de cargas no Porto de Itaguaí cresce 10% em 2023
De janeiro a dezembro, complexo atingiu a marca de 55,8 milhões de toneladas
O Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, atingiu a marca de 55,8 milhões de toneladas de cargas de janeiro a dezembro de 2023. Em comparação com 2022, quando houve movimentação de 50,6 milhões de toneladas, o complexo registrou crescimento de 10,2%.
De acordo com a Autoridade Portuária PortosRio, o Porto de Itaguaí teve o terceiro melhor desempenho entre os portos públicos brasileiros, ficando atrás somente de Santos, em São Paulo (173,3 milhões) e Paranaguá, no Paraná (65,3 milhões).
Os dados sobre a movimentação do setor portuário brasileiro, divulgados este mês, são do Painel Estatístico Aquaviário 2023 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
A partir dos dados da agência reguladora, o minério de ferro foi a carga mais movimentada pelo setor em 2023, correspondendo a 30% do total. O Porto de Itaguaí mantém-se em destaque como o principal porto público na movimentação de minério, representando 13,1% do total da movimentação desse tipo de carga em portos brasileiros.
O diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, atribui o resultado positivo ao compromisso e esforço dedicados pela companhia e pelos parceiros da cadeia logística de comércio exterior.
“O foco em melhorar a infraestrutura portuária e incrementar a movimentação de cargas tem sido uma prioridade e a estimativa é de que o ritmo de crescimento se mantenha ao longo deste ano”, comentou.