Com nove berços atualmente, as taxas de ocupação têm preocupado a gestão do complexo já há alguns anos. Em 2022, essa taxa chegou a 84%, e em 2023, a 91%. Divulgação/EMAP
Região Nordeste
Porto do Itaqui vai iniciar obras de novo berço neste ano
Objetivo é desafogar a ocupação do cais, que chegou a 91% no ano passado
O Porto do Itaqui (MA) fechou uma parceria com a Belov Engenharia para construir o Berço 98. As obras começam no segundo semestre deste ano e a intenção é desafogar a ocupação do cais, que chegou a 91% no ano passado.
Além do berço 98, ainda estão programadas a construção de mais quatro berços: o 97, 96, 95 e 94. O 98 e 97 executados por meio de parceria público-privada; e o 96, 95 e 94, com recursos da ordem de R$ 1,2 bilhão investidos pelo Banco do Nordeste. Porém, ainda não há informações detalhadas de como serão executadas essas obras, nem prazos.
Em relação ao 98, primeiro berço a sair do papel, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Autoridade Portuária do Porto do Itaqui, informou em nota que aguarda o lançamento oficial do projeto e que os detalhes seguem em conclusão. “No momento apropriado, a EMAP fornecerá todas as informações necessárias”, diz o documento.
Com nove berços atualmente, as taxas de ocupação têm preocupado a gestão do complexo já há alguns anos. Em 2022, essa taxa chegou a 84%, e em 2023, a 91%. Para a EMAP, os números demonstram a necessidade de expansão para atender um número maior de operações.
Berço 98
De acordo com a Belov Engenharia, a Ordem de Serviço da EMAP para a obra do Berço 98 foi emitida no início de janeiro deste ano. O projeto inclui infra, meso e superestruturas, sistema de combate a incêndio e rede de abastecimento de água e energia elétrica. Além disso, as obras preveem o fornecimento de energia elétrica e água potável aos navios, sistema de drenagem pluvial e tratamento de efluentes sanitários.
A estrutura terá dimensões de 40x320m, com apêndice de 12x20m para implantação de um prédio de apoio. A construção contemplará fundações em estacas metálicas cravadas com uso de sistema Cantitravel (técnica para obras portuárias), e superestrutura composta de pré-moldados de concreto e pavimento em concreto armado moldado no local.