Os contratos de concessão dos lotes 1 e 2 abrangem mais de mil quilômetros de estradas, com a previsão de um investimento total de R$ 30,4 bilhões ao longo de 30 anos (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)
Região Sul
Concessionárias assumem gestão das rodovias integradas do Paraná
Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro ficarão responsáveis pela manutenção, modernização e expansão da infraestrutura rodoviária
A partir desta quarta-feira, dia 28, as empresas vencedoras dos leilões dos Lotes 1 e 2 das Rodovias Integradas do Paraná assumirão a gestão das estradas, conforme anunciado pela Agência Nacional de Transportes (ANTT).
As concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro agora serão as responsáveis pela manutenção, modernização e expansão da infraestrutura rodoviária na região. O acordo com o Governo inclui duplicações, faixas adicionais, vias marginais, ciclovias, viadutos, trincheiras e outras melhorias. Também serão empregadas tecnologias para facilitar o fluxo de veículos, com descontos progressivos para usuários de tags de cobrança automática e implementação do sistema free flow, cobrado proporcionalmente ao trecho percorrido.
Os contratos de concessão abrangem mais de mil quilômetros de estradas, com a previsão de um investimento de R$ 30,4 bilhões ao longo de 30 anos. O projeto é resultado de uma colaboração entre o Governo Estadual, Governo Federal, ANTT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Os Lotes 1 e 2, situados em Curitiba, Paraná, cobrem uma extensão total de 473,01 km e 604,66 km de rodovias estaduais e federais, respectivamente. Os empreendimentos impactam cerca de 40 municípios e aproximadamente 6 milhões de habitantes na região. Segundo a ANTT, as concessões vão ajudar a diminuir as tarifas de pedágio, melhorar a segurança viária e oferecer serviços como conectividade 4G, monitoramento por câmeras e previsão meteorológica.
O documento que autoriza o início das atividades nas vias da região Sul foi assinado pelo diretor da ANTT, Luciano Lourenço. Durante o evento sediado em Curitiba, o chefe do órgão enfatizou que esse momento marca o início de uma nova era e representa o melhor contrato de concessão do país, com um modelo que já está sendo replicado.
A cobrança de tarifas nas praças de pedágio só será efetuada após a conclusão total da revitalização, sujeita à inspeção técnica da ANTT. Os valores seguirão a tabela estabelecida no edital, com descontos oferecidos pelas empresas vencedoras e ajustes correspondentes à inflação. A operação de cobrança nas novas praças será iniciada durante o primeiro ano de concessão, conforme previsto pela agência.