O CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, e o diretor-presidente do IBI, Mário Povia, durante a assinatura do protocolo que estabelece a parceria entre as duas instituições (Foto: Yousefe Sipp/BE News)
Nacional
TV BE News vai exibir programa semanal do IBI
Projeto faz parte do acordo assinado entre as entidades para impulsionar o setor dos transportes
O Grupo Brasil Export e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) formalizaram na quarta-feira, dia 28, em Brasília (DF), um protocolo para divulgar projetos e políticas do setor de transporte aquaviário, portuário e aeroviário do país. Durante o evento, foi apresentada a primeira novidade da iniciativa: um programa semanal do IBI na TV BE News.
Na primeira reunião do Conselho Nacional do Brasil Export, o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, expressou otimismo com a parceria e espera que o protocolo contribua para impulsionar políticas públicas e temas prioritários para o setor da infraestrutura no Congresso Nacional em 2024.
“A gente vai realmente trazer os deputados e os senadores para que possam acompanhar mais de perto uma pauta tão importante quanto a da infraestrutura, a da logística e a do transporte. Temas que no passado demoraram e nós tínhamos inclusive receio que fossem interpretados de maneira ruim”, afirmou.
Julião acredita que o projeto vai evidenciar a eficiência da integração entre o órgão técnico, representado pelo instituto, a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e o Grupo Brasil Export.
O acordo firmado estabelece uma parceria em que o IBI se compromete a fornecer apoio institucional aos fóruns do Brasil Export, participar de seus eventos e contribuir com as iniciativas do grupo.
O Brasil Export organizará eventos técnicos para compartilhar informações e iniciativas do IBI. Além disso, realizará estudos sobre o trabalho do instituto e vai promover os projetos do órgão de apoio parlamentar por meio dos seus canais de comunicação.
Mauro Sammarco, presidente do Conselho de Administração do IBI, vê o protocolo como algo que beneficiará produtivamente o Instituto em um momento oportuno para aprimorar o ambiente regulatório do setor.
“É muito importante para o instituto receber o material, o conhecimento e o debate que ocorre dentro do Brasil Export. Isso vai fomentar o trabalho do instituto e endereçar as pautas para a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, para que o nosso líder dentro do Congresso, deputado Paulo Alexandre (Barbosa, do PSDB-SP), possa, então, encaminhar os pleitos do nosso setor”, disse em entrevista para a TV BE News.
O IBI é o braço técnico da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) do Congresso Nacional. Criado no ano passado, ele tem o objetivo de analisar os problemas desses mercados e auxiliar o Parlamento na elaboração de soluções.
Representação nacional
O presidente da FPPA, Paulo Alexandre Barbosa, reforçou a expectativa de que o protocolo ajude o setor portuário a se desenvolver e ampliar sua representação nacional. “Esse movimento é fundamental, juntamente com a ampliação dele e a integração do IBI, para que nós possamos avançar em ainda mais pautas. O Congresso é a casa do povo, da representação popular, e quando a gente tem um diálogo melhor com o Congresso, certamente atinge melhores objetivos”.
Mário Povia, diretor-presidente do IBI, enfatiza que o aumento da visibilidade será benéfico para o setor. “O ganho não é só em termos da qualidade do debate. Mas também da repercussão. A gente passa a ter aí um público mais abrangente, uma massa crítica maior e isso acaba ajudando na estruturação das discussões e na ocupação desse espaço. Fica mais democrático e abrangente. Aumentar o diálogo sempre é bom”.