A partir desta sexta-feira, 1º, o advogado Hélio Winston Leitão assume a presidência da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará, no lugar do economista Eduardo Neves, que deixou a cadeira nesta quinta-feira, 29. (Foto: Divulgação)
Região Nordeste
Hélio Winston Leilão assume a presidência da ZPE Ceará
O advogado substitui o economista Eduardo Neves, que ocupou o cargo por quase três anos
A partir deste dia 1º de março, o advogado Hélio Winston Leitão assume a presidência da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará. Ele irá substituir o economista Eduardo Neves, que por quase três anos esteve à frente da free trade zone que compõe o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Ele deixou o cargo na quinta-feira, dia 29.
Winston é o atual presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995), tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo.
A indicação do nome de Winston foi feita pelo presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueiredo.
Fundada em 2010, a ZPE Ceará presta serviços às empresas instaladas na área da zona franca e promove instalações, estrutura e equipamentos necessários às atividades das autoridades aduaneiras. Com 6.182 hectares de área para investimentos, a ZPE Ceará iniciou sua produção em 2016 e alcançou a marca histórica de 50 milhões de toneladas de cargas movimentadas em menos de cinco anos.
Na gestão de Eduardo Neves, houve a construção do Setor 2 da ZPE Ceará, uma área com mais de 1.900 hectares, que vai receber investimentos relacionados ao Hub de Hidrogênio Verde.
“A ZPE Ceará é o futuro. Não à toa, as Zonas de Processamento de Exportação e seus benefícios estão incluídos na Reforma Tributária, garantindo assim a continuidade dessa política pública tão importante para a balança comercial cearense. Foi uma honra ter feito parte dessa história e ter contribuído para que a política pública de ZPEs fosse mais fortalecida e valorizada. Agradeço ao Governo do Estado pela confiança, a toda a equipe de grandes profissionais que fazem parte do time da ZPE Ceará e a todos que, direta e indiretamente, contribuíram para o aperfeiçoamento das atividades da ZPE”, disse Eduardo.
Neves afirma se orgulhar da construção, por meio de reuniões técnicas com o CZPE, Abrazpe, Ministério da Economia e Receita Federal do Brasil, de uma nova legislação para as ZPEs no País, mais moderna e dinâmica: o novo marco legal de ZPEs, sancionado em 2021.
Em sua gestão, a ZPE Ceará também investiu em inovação tecnológica e concluiu a modernização do parque tecnológico de videomonitoramento com câmeras 4K; a automatização do Gate RTM do Setor 1; e iniciou a implantação de tecnologia para monitoramento dos serviços de cargas DTA do armazém alfandegado, em tempo integral (vistoria remota). Também foi criado o núcleo de ESG da ZPE.