domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O executivo Marcos Pepe Bertoni é o novo presidente do Consórcio Tegram-Itaqui, que controla o Terminal de Grãos do Maranhão, no Porto do Itaqui. Divulgação

Porto do Itaqui

Consórcio que opera terminal de grãos tem novo presidente

Atualizado em: 4 de março de 2024 às 15:53
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Marcos Pepe Bertoni, COO da CLI, assume o cargo no Tegram-Itaqui 

O executivo Marcos Pepe Bertoni é o novo presidente do Consórcio Tegram-Itaqui, que controla o Terminal de Grãos do Maranhão, no Porto do Itaqui (MA). Ele é Chief Operating Officer (COO) da Corredor Logística Infraestrutura (CLI), empresa que faz parte do consórcio.

Pepe já foi presidente do consórcio no biênio de 2016 a 2018 e agora retorna para o atual biênio – os mandatos de dois anos são distribuídos entre os quatro lotes consorciados.

Nesta nova etapa na presidência do consórcio, Marcos deverá liderar a terceira fase de expansão do TEGRAM, que projeta investimentos de R$ 1,6 bilhão para a operação de um terceiro berço de atracação, o que impacta na consolidação do Porto do Itaqui como maior complexo exportador de grãos do Arco Norte Brasileiro, incluindo capacidade operacional de movimentação de mais 8,5 milhões de toneladas de grãos ao ano.

A meta para expansão do terminal surgiu ano passado, quando o ativo atingiu a sua capacidade operacional ao bater o recorde e exportar mais de 15 milhões de toneladas de grãos ao longo do ano.

Para alcançar esses objetivos, o consórcio explica que conta com a “bagagem robusta” do executivo, que tem “uma trajetória de sucesso na gestão de operações de empresas ligadas a compra e venda de grãos e infraestrutura e operações portuárias no agronegócio, além do conhecimento técnico acumulado na graduação em Administração de Empresas e MBAs em Logística, Gestão de Crise e Agronegócio”.

Pepe destacou o cenário positivo ao qual enxerga o Tegram. “Localizado no Arco Norte, essa maior proximidade com os principais mercados da nossa produção gera uma série de vantagens competitivas ao terminal e estimula a agricultura dos estados da nossa área de abrangência, que sobretudo a região do MAPITO, formada pelos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, além do Nordeste de Mato Grosso, Bahia e Goiás”.

Tegram 

O Consórcio Tegram-Itaqui é formado pelas empresas Terminal Corredor Norte (TCN), Viterra Logística e Terminais Portuários, Corredor Logística e Infraestrutura (CLI) e ALZ Grãos (Amaggi, Louis Dreyfus Company e Zen-Noh Grain Terminais Portuários).

O terminal faz parte de um dos principais corredores de exportação da produção brasileira de grãos, com abrangência na região do MAPITO (Maranhão, Piauí e Tocantins) e áreas do Nordeste de Mato Grosso, Bahia e Goiás. O terminal embarcou mais de 15 milhões de toneladas de grãos em 2023 e deu início ao plano de uma terceira fase de expansão, que deve incluir mais 8,5 milhões de toneladas de grãos à sua capacidade operacional.

Compartilhe:
TAGS