Estilo BE
Começar de novo
Milena de Castro, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais na Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados, está começando um novo ciclo na vida. Depois de cursar Jornalismo na PUC, Mestrado e Doutorado na Unicamp em Multimeios e Comunicação, tomou coragem para voltar a estudar e está fazendo o curso de Gestão Portuária pela FGV Company Transport.
O entusiasmo, é grande: “Está sendo maravilhoso, uma grade fantástica, tenho vários colegas amigos nossos como professores. São dois anos de curso online, todas as terças e quintas-feiras, das 19 às 22h30, é conteúdo na veia. O terceiro módulo é o TCC e deve ocorrer uma viagem para algum porto no Exterior. Vou fazer 64 anos, é um grande desafio, mas eu me sinto com muito gás na ABTRA, gosto muito do que faço e da equipe, será um upgrade na carreira”.
Milena nasceu em São Paulo, passou infância, adolescência e fez faculdade em São Paulo. Os pais insistiram muito para que tentasse Medicina na USP, mas quando foi visitar uma prima que estudava na PUC se encantou pelo ambiente. A aluna focada e disciplinada descobriu a política, os namoros, a liberdade. Fez campanha, participou de fóruns e se envolveu com o movimento estudantil, sendo, inclusive, presidente do Diretório Central dos Estudantes da PUC, nos anos finais da ditadura militar.
Depois de formada foi trabalhar como assessora de imprensa no Conselho da Condição Feminina criado pelo governador Franco Montoro. “Desde muito jovem sempre tive essas preocupação e consciência com a questão de desigualdade de gênero, que continua até hoje”.
Milena trabalhou no jornal O Estado de S.Paulo e ficou durante anos na Abril, como editora do Guia do Estudante. “Minha grande professora no jornalismo foi Suzana Verissimo, neta do Luis Fernando Verissimo. Ela pegava meus textos, rabiscava, me ensinou a escrever”.
Depois de uma passagem pela Eletropaulo, no setor de Patrimônio Histórico editando uma revista, o destino trouxe mudanças. O marido foi convidado para ser editor na Universidade Metodista de Piracicaba. Inicialmente ele foi sozinho, Milena sentiu muito dificuldade em largar São Paulo e o trabalho. Nessa época, fez Mestrado e Doutorado e recebeu um convite para ser diretora de jornalismo em um curso em Limeira: “Foi uma experiência rica, o corpo de professores era da Unicamp, trouxe grandes nomes do jornalismo para fazer palestras e formamos alunos que se destacaram na profissão”.
A filha Olívia era adolescente e não gostou muito da mudança, sentiu falta dos amigos e de São Paulo. Quando estava com 17 anos entrou na USP e foi cursar Artes Cênicas. “Ficamos os dois sozinhos num casarão grande e mais tarde resolvemos voltar para São Paulo, Heitor atuando novamente com a psicanálise e eu no departamento de publicações da Fiesp”.
A vida vai e vem e o porto entrou na história. Foi convidada, em 2003, por Agnes Barbeito de Vasconcellos, para criar uma equipe de comunicação do Terminal Tecondi da Margem Direita do Porto. Como Agnes também foi presidente da ABTRA, Milena acabou assumindo a área de Comunicação e está lá há dez anos, sendo muito querida e respeitada no setor portuário.
“Angelino Caputo era da equipe de TI do Banco do Brasil e trouxe esse cenário de inovação e tecnologia para a ABTRA, que desde a fundação já se preocupava com sistemas tecnológicos para a comunidade portuária. Fomos avançando nesses sistemas que permitem a conexão dos terminais privados com os órgãos anuentes. Hoje sou apaixonada pelo setor e atuo na área de Relações Institucionais com entidades como Anvisa, Ministério da Agricultura e Receita Federal, na parte de alfandegamento e liberação das cargas de comércio exterior”, ela conta.
Cinema é uma constante na vida pessoal: “Acompanho festivais, vejo quase tudo nos cinemas ou no streaming, só evito perder tempo com filmes que não vale a pena”. A leitura é presença diária no seu cotidiano e durante a pandemia se arriscou no piano, mas agora não encontra tempo para treinar. “Mas o piano já tem lugar garantido no apartamento novo, quem sabe um dia… ”, brinca.
Prioridade é viajar com o marido e a filha: “Gostamos mesmo é de passear, conhecer lugares bem diferentes, nós não somos consumistas, juntamos o dinheirinho para viajar”. Como boa taurina com ascendente em Virgem, organiza e guarda todos os roteiros, sendo que muitos amigos recorrem a ela para as dicas. “Eu e Heitor temos um olhar fotográfico, nosso material das viagens é muito bom. Meu sonho é continuar conhecendo mundos e pessoas diferentes, fora do turismo convencional”.
Para Angelino Caputo, Milena realmente é referência em comunicação no setor portuário brasileiro. “A síntese de notícias da ABTRA não é um clipping. Ela lê e resume todos os dias as principais notícias do setor, facilitando a vida de muita gente por aí. E quando a coisa aperta e precisa ser bem elaborada, nós até a emprestamos para a comunicação integrada do setor. Uma profissional que muito orgulha a ABTRA”.