sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A viagem foi confirmada pelo presidente francês no início de fevereiro, após negociações com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a COP 28, realizada em Dubai. Foto: Ricardo Stuckert

Internacional

Macron cumpre agenda no Brasil em março

Atualizado em: 11 de março de 2024 às 14:12
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Objetivo é discutir o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul

O presidente francês, Emmanuel Macron, virá ao Brasil neste mês de março, com agenda prevista para três dias e incluindo quatro cidades. A viagem tem como principal objetivo discutir o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, bem como fortalecer as relações bilaterais entre os dois países.

A viagem foi confirmada pelo presidente francês no início de fevereiro, após negociações com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a COP 28, realizada em Dubai. A visita está agendada para ocorrer entre os dias 26 e 28 de março.

Um dos temas mais esperados na pauta entre França e Brasil é o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. O presidente Lula tem tentado destravar as negociações em torno do tratado econômico, que já se arrasta há mais de 20 anos.

Assinado em 2019, o acordo ainda aguarda ratificação pelos dois blocos, principalmente devido à oposição da França. Caso aprovado, o pacto reduzirá barreiras comerciais, tarifárias e não tarifárias entre os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana) e os membros da União Europeia, atualmente composta por 27 países. Segundo o governo, a medida poderia impulsionar o comércio exterior e o crescimento econômico.

Recentemente, após se reunir com outro líder europeu, Pedro Sanchez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de enfatizar que o tratado não depende exclusivamente da França para ocorrer.

“Minha tranquilidade é que, segundo informações, a União Europeia não depende do voto da França para concluir o acordo. A UE tem procuração para fazer o acordo e a França pode não gostar, mas paciência, faz parte”, afirmou Lula durante coletiva de imprensa.

A expectativa inicial é que o presidente francês visite Belém do Pará, onde ocorrerá a COP-30, a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima em 2025. Lá, Macron deve ser recebido pelo presidente Lula. Em seguida, o chefe de Estado seguirá para Itajaí, em Santa Catarina, para conhecer o projeto naval considerado o mais moderno já desenvolvido no Brasil.

No dia 28, está agendada uma visita ao Senado Federal, seguida de um encontro com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco. Por fim, a agenda de Emmanuel Macron também inclui uma parada em São Paulo, onde a autoridade deve se reunir com investidores.

Compartilhe:
TAGS