O Estaleiro Atlântico Sul tem cerca de 500 funcionários e funciona apenas fazendo serviços de reparos em embarcações (crédito: Divulgação/EAS)
Região Nordeste
Maersk avalia se fará nova oferta por Estaleiro Atlântico Sul
Lance mínimo foi superado por consórcio formado por Tecon Suape e Cone Suape
A Maersk, por meio de sua subsidiária APM Terminals, está avaliando se fará novo lance para adquirir uma área do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Porto de Suape, em Pernambuco. O valor mínimo de R$ 300 milhões ofertado pela companhia dinamarquesa foi superado pelos R$ 450 milhões propostos pelo consórcio formado pelo Tecon Suape, do grupo filipino ICTSI, e Cone Suape, controlada pela Conepar, durante o leilão realizado na última quinta-feira (21).
A Maersk informou por meio de sua assessoria de imprensa que tem sete dias úteis, a partir do dia do leilão, para avaliar se vai cobrir o valor apresentado pelos concorrentes, através de um instrumento jurídico chamado “stalking horse”. Ele permite que a empresa que fez a oferta inicial, no caso a Maersk, cubra qualquer outra proposta, e é frequentemente utilizado em caso de venda de empresa em situação de recuperação judicial.
É justamente nesse cenário que se encontra o estaleiro desde 2020, com uma dívida de R$ 1,4 bilhão junto ao Banco Nacional Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Desde essa época, a Maersk tem estudado propostas com o EAS e demonstrou interesse no ativo ainda durante o processo de due diligence, que precede o leilão. Já o ICTSI não havia manifestado partido até o anúncio do certame. O Tecon Suape é, até então, o maior terminal de contêineres do Nordeste.
O processo de venda do estaleiro chegou a ser suspenso no início deste mês, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), ao acatar o pedido do Grupo ICTSI, que questionou um suposto direito irregular da Maersk ao EAS, obtido pelo “stalking horse”.
Dias depois, o TJPE determinou a retomada do leilão em decisão que demonstrou que o mecanismo é comumente usado em alienação de ativo de empresa em débito e que o grupo já se beneficiou, em outras ocasiões, do mesmo instrumento que agora questiona.
Projetos
Caso a Maersk arremate a área, a estimativa é investir até R$ 2,6 bilhões na construção de um novo terminal, com capacidade operacional inicial de 400 mil contêineres, o que acrescentaria 55% a mais na capacidade atual de movimentação do Porto de Suape.
Se o vencedor for o consórcio formado pelo ICTSI e Cone Suape, haveria interesse dos filipinos em retomar a fabricação de navios no local, enquanto a Conepar realizaria investimentos no terreno que incluem um possível Terminal de Uso Privado (TUP).
O estaleiro Atlântico Sul foi fundado em 2005, pelos grupos Camargo Corrêa e Queiroz Galvão. Atualmente tem cerca de 500 funcionários e funciona apenas fazendo serviços de reparos em embarcações. Entre os anos de 2007 e 2014, o empreendimento chegou a gerar mais de 11 mil empregos.