De janeiro a junho deste ano, 139 navios atracaram no porto, o que representa uma alta de 8,6% em relação a 2021 (crédito: Divulgação/SCPAR Porto de Imbituba)
Região Sul
Imbituba registra alta de 19,3% em movimentação de cargas
No primeiro semestre deste ano, 3,5 milhões de toneladas de produtos passaram pelo complexo
O Porto de Imbituba (SC) movimentou 3,5 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre, 19,3% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, 139 navios atracaram no complexo portuário, um aumento de 8,6% sobre as embarcações que operaram em 2021.
“O desempenho operacional que o porto apresentou no primeiro semestre é positivo tanto pelo amplo volume das cargas quanto por sua diversidade, reflexo da capacidade de atendimento das necessidades do mercado”, afirmou o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera.
Segundo informações da SCPAR, os granéis sólidos lideram as operações, com 78,3% do volume movimentado no período, seguidos dos contêineres (12,2%), das cargas gerais (9,1%) e do granel líquido (0,4%). Os principais produtos transportados foram coque de petróleo, contêineres, fertilizantes, sal e minério de ferro.
Quanto ao fluxo de navegação, a maior parte das operações é de importação (46,6%), um aumento de 6,9% no montante desembarcado em relação ao primeiro semestre de 2021. Já a exportação representou a fatia de 41,4% da movimentação do Porto, com incremento de 43,8%. A cabotagem, que é a navegação entre portos brasileiros, obteve 6,1% no volume em toneladas transportadas no período, representando 12,4% da movimentação total.
De acordo com Riera, “a previsão é de que mais de 7 milhões de toneladas sejam movimentadas no Porto de Imbituba neste ano”.