O secretário nacional de Portos, Mario Povia, anunciou a nova data para a assinatura do contrato de concessão da Codesa (crédito: Reprodução Youtube)
Região Sudeste
Minfra vai antecipar desestatização da Codesa
Contrato de concessão da Companhia Docas do Espírito Santo deve ser assinado cerca de 20 dias antes do previsto
O Ministério da Infraestrutura vai antecipar a assinatura do contrato de concessão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Inicialmente prevista para 12 de setembro, a cerimônia agora está programada para 23 de agosto. A nova data foi anunciada pelo secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, Mario Povia, na noite de ontem, durante a abertura do VII Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias (Enaport) e do X Congresso Nacional dos Órgão Gestor de Mão-de-Obra (Conogmo), em Brasília.
Autoridade portuária que administra o Porto de Vitória e o Terminal de Barra do Riacho, no Espírito Santo, a Codesa deixará de ser uma empresa pública e passará para o controle do escritório de investimentos privado Quadra Capital. A empresa arrematou a companhia por R$ 106 milhões em leilão realizado no último dia 30 de março na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
O contrato a ser assinado em 23 de agosto vai marcar a primeira privatização portuária do Brasil. Ela inclusive servirá para o governo federal como teste para outras desestatizações no segmento, como a de Santos e a de São Sebastião, ambos no litoral de São Paulo. A privatização desses complexos marítimos estão programadas para ocorrer ainda neste ano.
Na abertura do Enaport e do Conogmo, eventos promovidos pela Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Mario Povia ainda tratou de outros projetos de desestatização portuária.
Saiba mais ainda hoje no portal BE News e na edição de amanhã do jornal BE News.