Tarcísio recebeu a comitiva de Mato Grosso do Sul liderada por Eduardo Riedel e discutiu a possibilidade de firmar um convênio com o estado vizinho relativo à cota de reserva legal (Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de São Paulo)
Nacional
Governadores de MS e SP discutem Malha Oeste e Tietê-Paraná
Eduardo Riedel e Tarcísio de Freitas abordaram temas relacionados à infraestrutura e logística na capital paulista
Os governadores Eduardo Riedel (PSDB), de Mato Grosso do Sul, e Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), de São Paulo, se reuniram pela primeira vez desde que assumiram seus respectivos cargos em janeiro de 2023. O encontro foi realizado na última quinta-feira (28), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Os líderes dos estados vizinhos abordaram a reativação da ferrovia Malha Oeste e a expansão da hidrovia Tietê-Paraná.
Acompanhado pelo vice-governador Barbosinha e pelo secretário Jaime Verruck (Desenvolvimento), Riedel enfatizou a importância estratégica da diversificação dos modais de transporte para estimular as cadeias de produção. Outro tema em discussão foi a criação de empregos e o aumento da renda, juntamente com outros projetos fundamentais para as políticas públicas de ambos os estados.
Tanto a Malha Oeste quanto a Tietê-Paraná representam dois eixos de transporte que revitalizam a infraestrutura econômica de Mato Grosso do Sul. A fronteira entre Mato Grosso do Sul e São Paulo é a segunda maior em extensão entre as cinco unidades da federação limítrofes ao território sul-mato-grossense, sendo também a de maior concentração populacional.
Durante a reunião, foi acordado o investimento no trecho sul-mato-grossense da Malha Oeste, onde a linha férrea será alargada, além de uma avaliação do trecho paulista, que registra um menor volume de embarques, mas pode receber trens intermunicipais.
“Entendemos que há necessidade de investimento para revitalizar a Malha Oeste, em especial quanto ao volume de carga de Mato Grosso do Sul para o Porto de Santos. Faremos em breve uma agenda com o Ministério dos Transportes para buscar um alinhamento estratégico entre o Governo federal e os governos de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, disse Jaime Verruck.
No que diz respeito à hidrovia Tietê-Paraná, os governadores discutiram o progresso das obras na cidade paulista de Avanhadava, que possibilitarão a navegação na hidrovia também a partir de Mato Grosso do Sul. O governador Tarcísio de Freitas informou que os trabalhos estão em andamento, com previsão de conclusão para 2026.
Convênio
Além de abordar temas relacionados à infraestrutura e logística, a delegação de Mato Grosso do Sul também mencionou a viabilidade de estabelecer um convênio relativo à cota de reserva legal. Também discutiram a possibilidade de uma visita de Tarcísio à região Centro-Oeste em um futuro próximo, para uma agenda pública que abordaria questões de interesse nacional e dos dois estados.