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Os debatedores participaram de uma dinâmica que discutiu, entre diversos assuntos abordados, os investimentos e o protagonismo dos terminais portuários da região Sul (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)

Sul Export

Setor portuário busca soluções para atender demandas do Mercosul

Atualizado em: 3 de abril de 2024 às 9:57
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Esse foi um dos assuntos levantados em uma dinâmica que reuniu representantes de terminais

Representantes dos principais empreendimentos portuários da região Sul se reuniram no Sul Export – fórum regional de Logística, Infraestrutura e Transportes para discutir o papel dos terminais diante das oportunidades de um mercado em expansão. E uma das questões levantadas no encontro, realizado na semana passada, em Balneário Camboriú (SC) foi sobre como aproveitar melhor a proximidade com os países do Mercosul.

Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande da Wilson Sons, destacou o aproveitamento das vantagens geográficas, buscando focar em soluções modernas e automação para otimizar o tempo de atendimento. Bertinetti mencionou ter discutido colaborações com terminais na Argentina visando melhor atender o mercado. Além disso, falou sobre parcerias de investimentos com o Uruguai e a expectativa de aumento na integração com os portos do país.

Segundo o CEO do Porto Itapoá, Cássio José Schreiner, os planos para o terminal incluem tornar-se um hub para conexões com o Sul, abrangendo Uruguai e Argentina, devido à sua localização estratégica. Schreiner destacou que o porto já está envolvido nas operações atuais do Mercosul, mas pretende expandir sua participação na cadeia de negócios. O desafio é atrair navios maiores e facilitar conexões mais eficientes. Ele enfatizou a importância de ter empreendimentos preparados e acesso marítimo adequado para viabilizar essa integração.

O diretor da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, afirmou que a integração já está em andamento, com uma parceria de ligação direta com Buenos Aires e esforços para superar as restrições de calado. Ribas mencionou lidar com desafios devido à necessidade de adaptação às condições, resultando em custos adicionais, e abordou a importância de melhorar a sinergia. Ele também apontou a reforma tributária como um aspecto relevante na relação com o Mercosul, destacando sua importância para operar sem limitações e melhorar a produtividade, visando otimizar recursos.

Por fim, Fábio Mota, CEO do Terminal Portuário Santa Catarina (TESC), explicou que o terminal já se empenha na estratégia para atender à demanda dos clientes que enviam e recebem carga com outros países do Mercosul. Ele mencionou o histórico da empresa, especialmente em linhas dedicadas para os portos no Rio da Prata, que tinham uma alta demanda devido à industrialização da região. Mota destacou que hoje em dia atende clientes que demandam, especialmente de aço para a Argentina. O CEO ressaltou que a empresa está atenta às demandas de novos mercados.

Formado pela Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, o grupo viabiliza um acordo de integração regional aberto e dinâmico, proporcionando aos seus membros oportunidades de negócios internacionais de forma mais competitiva. Isso se deve à diversidade de acordos estabelecidos com outros países ou grupos de países nos cinco continentes.

A relação comercial entre o Brasil e os demais membros da União Aduaneira é forte. Segundo dados da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint), a Argentina ocupou o 3º lugar entre os principais destinos das exportações brasileiras de janeiro a dezembro de 2023.

Dinâmica

Os debatedores participaram de uma dinâmica que discutiu os investimentos e protagonismo dos terminais portuários da região Sul; iniciativas sustentáveis para ganho de eficiência e de mercado; preparativos para receber navios das novas gerações; e rotas de escoamento da produção do Centro-Oeste e do Mercosul.

Na discussão moderada pelo diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo, porta-vozes da Portonave (Castilho Ribas), Porto Itapoá (Cássio José Schreiner), Terminal Portuário Santa Catarina (Fábio Mota) e Wilson Sons (Paulo Bertinetti) puderam compartilhar experiências, estratégias e iniciativas para fortalecer a posição dos empreendimentos.

Questões como infraestrutura, logística, sustentabilidade e inovação foram debatidas, destacando a importância da colaboração entre os terminais para impulsionar o desenvolvimento econômico regional e nacional.

O Sul Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial da Rede BE News. Os painéis foram transmitidos ao vivo pela TV BE News e estão disponíveis no canal da emissora do Youtube (@tv_benews).

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