Os debatedores participaram de uma dinâmica que discutiu, entre diversos assuntos abordados, os investimentos e o protagonismo dos terminais portuários da região Sul (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Sul Export
Setor portuário busca soluções para atender demandas do Mercosul
Esse foi um dos assuntos levantados em uma dinâmica que reuniu representantes de terminais
Representantes dos principais empreendimentos portuários da região Sul se reuniram no Sul Export – fórum regional de Logística, Infraestrutura e Transportes para discutir o papel dos terminais diante das oportunidades de um mercado em expansão. E uma das questões levantadas no encontro, realizado na semana passada, em Balneário Camboriú (SC) foi sobre como aproveitar melhor a proximidade com os países do Mercosul.
Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande da Wilson Sons, destacou o aproveitamento das vantagens geográficas, buscando focar em soluções modernas e automação para otimizar o tempo de atendimento. Bertinetti mencionou ter discutido colaborações com terminais na Argentina visando melhor atender o mercado. Além disso, falou sobre parcerias de investimentos com o Uruguai e a expectativa de aumento na integração com os portos do país.
Segundo o CEO do Porto Itapoá, Cássio José Schreiner, os planos para o terminal incluem tornar-se um hub para conexões com o Sul, abrangendo Uruguai e Argentina, devido à sua localização estratégica. Schreiner destacou que o porto já está envolvido nas operações atuais do Mercosul, mas pretende expandir sua participação na cadeia de negócios. O desafio é atrair navios maiores e facilitar conexões mais eficientes. Ele enfatizou a importância de ter empreendimentos preparados e acesso marítimo adequado para viabilizar essa integração.
O diretor da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, afirmou que a integração já está em andamento, com uma parceria de ligação direta com Buenos Aires e esforços para superar as restrições de calado. Ribas mencionou lidar com desafios devido à necessidade de adaptação às condições, resultando em custos adicionais, e abordou a importância de melhorar a sinergia. Ele também apontou a reforma tributária como um aspecto relevante na relação com o Mercosul, destacando sua importância para operar sem limitações e melhorar a produtividade, visando otimizar recursos.
Por fim, Fábio Mota, CEO do Terminal Portuário Santa Catarina (TESC), explicou que o terminal já se empenha na estratégia para atender à demanda dos clientes que enviam e recebem carga com outros países do Mercosul. Ele mencionou o histórico da empresa, especialmente em linhas dedicadas para os portos no Rio da Prata, que tinham uma alta demanda devido à industrialização da região. Mota destacou que hoje em dia atende clientes que demandam, especialmente de aço para a Argentina. O CEO ressaltou que a empresa está atenta às demandas de novos mercados.
Formado pela Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, o grupo viabiliza um acordo de integração regional aberto e dinâmico, proporcionando aos seus membros oportunidades de negócios internacionais de forma mais competitiva. Isso se deve à diversidade de acordos estabelecidos com outros países ou grupos de países nos cinco continentes.
A relação comercial entre o Brasil e os demais membros da União Aduaneira é forte. Segundo dados da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint), a Argentina ocupou o 3º lugar entre os principais destinos das exportações brasileiras de janeiro a dezembro de 2023.
Dinâmica
Os debatedores participaram de uma dinâmica que discutiu os investimentos e protagonismo dos terminais portuários da região Sul; iniciativas sustentáveis para ganho de eficiência e de mercado; preparativos para receber navios das novas gerações; e rotas de escoamento da produção do Centro-Oeste e do Mercosul.
Na discussão moderada pelo diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo, porta-vozes da Portonave (Castilho Ribas), Porto Itapoá (Cássio José Schreiner), Terminal Portuário Santa Catarina (Fábio Mota) e Wilson Sons (Paulo Bertinetti) puderam compartilhar experiências, estratégias e iniciativas para fortalecer a posição dos empreendimentos.
Questões como infraestrutura, logística, sustentabilidade e inovação foram debatidas, destacando a importância da colaboração entre os terminais para impulsionar o desenvolvimento econômico regional e nacional.
O Sul Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial da Rede BE News. Os painéis foram transmitidos ao vivo pela TV BE News e estão disponíveis no canal da emissora do Youtube (@tv_benews).