Mesmo defendendo a modelagem de concessão do canal de acesso, Cristiano Klinger enfatizou o trabalho da dragagem de manutenção, realizada com verbas da Portos RS (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Sul Export
Portos RS vive expectativa por concessão do canal do Porto do Rio Grande
Presidente da Autoridade Portuária defendeu o processo, que vem sendo capitaneado pela Infra S.A.
A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, vive a expectativa para realizar a concessão do canal de acesso aquaviário ao porto do Rio Grande. De acordo com o diretor-presidente, Cristiano Klinger, os estudos deverão continuar até o final deste ano, enquanto que a estimativa é ter a modelagem concluída em 2025. De acordo com o Governo Federal, o leilão está previsto para acontecer em 2026.
O assunto foi debatido durante o Sul Export – Fórum Regional de Infraestrutura, Logística e Transportes, que em 2024 foi realizado em Balneário Camboriú (SC).
Segundo Klinger, os estudos da concessão estão sendo feitos pela Infra S.A., empresa federal vinculada ao Ministério dos Transportes.
“A nossa proposta, junto com a Infra S.A, é ter até o final do ano ter esse estudo fechado. Depois, seguiremos avançando com o planejamento, que em 2025 é ter uma definição de qual modelo, qual caminho vamos partir para o canal. Queremos ter discussões, debates ao longo desse ano de qual o melhor modelo para o projeto”, afirmou.
Embora o projeto seja totalmente baseado a partir dos estudos técnicos que estão sendo feitos, Klinger entende que o processo de concessão seja o melhor, visando a segurança jurídica e garantia dos investimentos por meio de contrato firmado.
“Quando se busca uma concessão de determinado projeto, é porque queremos segurança jurídica para manter o canal e os acessos de acordo conforme as necessidades. A concessão já é um modelo que já traria um pouco dessa segurança jurídica. Como gestor, o objetivo é garantir que teremos um bom contrato e que ele se mantenha ao longo do prazo”, explicou.
Independente da modelagem, Klinger diz que o objetivo principal é garantir o calado necessário, visando a atração de mais cargas para os portos gaúchos.
“O nosso entendimento é estudar, entender, trazer todo conhecimento técnico. Estamos fazendo um esforço muito grande nesse processo de querer melhorar os processos e dar garantia de que nos próximos 20, 25 anos, teremos um calado suficiente, atraindo mais cargas”, analisou.
Mesmo defendendo a modelagem de concessão do canal de acesso, o diretor-presidente da Portos RS enfatizou o importante trabalho da dragagem de manutenção, que foi realizado com verbas próprias.
O Fórum Sul Export é uma iniciativa e realização do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos. A produção é da Bossa Marketing e Eventos e a mídia oficial da Rede BE News.