O Hub de Hidrogênio Verde foi lançado em fevereiro e tem o Porto de Pecém como um dos principais locais aptos a receber empresas interessadas na produção do combustível (crédito: Divulgação/Porto de Pecém)
Região Nordeste
Ceará estima investimento de US$ 44 bilhões em H2V
Com 19 memorandos de entendimento assinados, estado mantém perspectiva de ser o principal produtor de hidrogênio verde do País
Com 19 memorandos de entendimento assinados com empresas nacionais e internacionais que têm interesse em instalar fábricas e produzir hidrogênio verde (H2V) no Ceará, o Governo do Estado estima investimentos de U$ 44 bilhões no setor e espera ser o principal produtor de H2V do Brasil. Há ainda oito memorandos em negociação e três que devem ser assinados em agosto pela governadora Izolda Cela, durante o Fiec Summit 2022 — Hidrogênio Verde, evento que acontecerá na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) nos dias 3 e 4 de agosto. O encontro possibilitará parcerias entre o Ceará e grandes empresas mundiais do setor energético.
Maia Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, disse que a vocação da região para produzir o novo combustível foi descoberta há três anos, por sugestão de um aluno da Universidade Federal do Ceará que hoje é dono de uma empresa de energia com capital alemão.
“Pegamos rapidamente o assunto e em menos de três anos conseguimos lançar um plano para um hub de H2V no Ceará”, explicou Maia Júnior. O Hub de Hidrogênio Verde foi lançado em fevereiro deste ano e tem o Complexo Portuário de Pecém (CE) como um dos principais locais aptos a receber as empresas interessadas na produção do novo combustível.
O 19° memorando de entendimento para produção de hidrogênio verde no Ceará foi assinado no último dia 14, com a empresa Enel Green Power.
Na ocasião, foi assinado também um contrato preliminar que visa a implantação de uma fábrica em Fortaleza que produzirá ônibus elétricos, movidos a bateria e hidrogênio. O projeto deve ser executado pela fabricante chinesa Higer Bus, a partir de 2023.
LEGENDA: O Hub de Hidrogênio Verde foi lançado em fevereiro e tem o Porto de Pecém como um dos principais locais aptos a receber empresas interessadas na produção do combustível (crédito: Divulgação/Porto de Pecém)