O acordo foi firmado na última semana durante a Latin America Aerospace and Defence (LAAD) Security & Defense 2024, considerada a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina (Foto: Divulgação/Embraer)
Nacional
Marinha e Embraer firmam acordo para desenvolver pesquisa em inovação
A cooperação apoiará o desenvolvimento de Radares de Busca de Superfície embarcados e de Vigilância Costeira
A Marinha do Brasil e a Embraer firmaram uma parceria de pesquisa, desenvolvimento e inovação com o objetivo de promover estudos conjuntos para o desenvolvimento de radares integrados com Sistemas de Comando e Controle.
O acordo foi firmado na última semana durante a Latin America Aerospace and Defence (LAAD) Security & Defense 2024, considerada a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, realizada em São Paulo.
Os estudos da Marinha do Brasil e da Embraer abrangem a integração do Radar Gaivota X com o Sistema de Comando e Controle Georreferenciado (SisC2Geo) e com o Sistema de Consciência Situacional Unificada por Aquisição de Informações Marítimas (SCUA).
A cooperação contribui para ampliar tanto o alto conteúdo tecnológico dos Programas Estratégicos da Marinha quanto o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, um dos principais objetivos da Estratégia Nacional de Defesa.
“Estamos orgulhosos de fazer parceria novamente com a Embraer. Este acordo consolida a continuidade de uma colaboração de longo prazo com uma líder global em tecnologia que expandirá o leque de capacidades para a Marinha do Brasil cumprir suas missões. Nossa experiência no Radar Gaivota X será complementada pelas tecnologias de ponta e capacidades avançadas da Embraer, permitindo-nos compartilhar conhecimento e desenvolver cooperativamente soluções de ponta para o mercado global”, comentou o Contra-Almirante Alexandre de Vasconcelos Siciliano.