O Terminal-ilha de Areia Branca é um dos complexos marítimos de Rio Grande do Norte (crédito: Divulgação/Constremac)
HUB
Rio Grande do Norte planeja porto multiuso
Projeto foi apresentado em reunião com dirigentes do setor industrial. Empreendimento custará R$ 6 bi
O Governo do Rio Grande do Norte apresentou um projeto para a implantação de um porto indústria multiuso em seu litoral. O empreendimento tem um custo calculado em R$ 6 bilhões e foi modelado como uma parceria público-privada. Conforme os estudos elaborados pelo Estado, a instalação irá movimentar equipamentos para os parques de energia eólica offshore do litoral potiguar e, também, das futuras unidades de produção de hidrogênio verde locais, além de servir de apoio para as atividades das indústrias de petróleo e pesqueira e, ainda, a operação de cargas.
O projeto potiguar foi apresentado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, na última quarta-feira, em reunião com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte. Segundo ele, ainda não há um local determinado para o empreendimento, que ainda depende da obtenção de um parceiro privado, para a realização dos investimentos necessários.
De acordo com o secretário estadual, o futuro porto não prejudicará os complexos já instalados. “Em uma faixa de 100 km, teremos três portos, o Ilha, o de Guamaré e o novo, que será multiuso”, disse.