O Pernambuco Day, realizado no dia 11, foi o primeiro da série que vai discutir as demandas de infraestrutura dos estados brasileiros e teve a participação do ministro Silvio Costa Filho (Foto: Divulgação/Carlos Moura)
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IBI inicia desnacionalização das pautas de infraestrutura no Legislativo
Iniciativa foi anunciada durante o Pernambuco Day, evento promovido pelo instituto
O Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) promoveu na última quarta-feira, 10, o Pernambuco Day. O evento foi o primeiro da série que vai discutir as demandas de infraestrutura dos estados brasileiros. A ocasião contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e com autoridades e representantes do setor aeroportuário de Pernambuco.
O presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), ressaltou a importância do evento para desnacionalizar a discussão sobre a infraestrutura brasileira.
“Nessa missão do instituto (IBI) e da Frente Parlamentar, (…) a nossa meta é realizar eventos por estado. Cada estado tem o seu planejamento estratégico, a sua agenda de prioridades setor portuário e aeroportuário, e a ideia é aproximar as autoridades do Governo Federal”, afirmou o deputado.
No evento, um protocolo de intenções foi assinado para viabilizar a parceria do IBI com a FPPA para elaborar estudos em apoio às pautas prioritárias do setor em Pernambuco. A ideia é que a Frente Parlamentar leve ao Congresso Nacional prováveis demandas do setor como Projeto de Lei (PL), por exemplo.
O ministro Sílvio Costa Filho destacou que o Porto de Suape e outros empreendimentos de Pernambuco não fortalecem apenas o estado, mas toda a região Nordeste e, consequentemente, o Brasil. Para ele, é importante pensar nas obras estaduais para o fortalecimento do país. “A gente sabe a importância de Suape para nossa economia e que não é uma vitória de um governador. Suape é um ativo do nosso estado”, afirmou, reforçando a importância nacional do terminal.
“Na década de 1980, o Porto de Santos detinha 50% das importações e exportações do Brasil. Na década de 1990, o percentual desceu para 40%. Em 2023, chegou a 32%. Isso significa que outros portos cresceram, mas ainda precisamos avançar muito no setor (…) Precisamos avançar em Pernambuco com obras na BRs 423 e 104, com a duplicação da BR-232, além de destravar o Arco Metropolitano e retomar obras da Transnordestina”, completou Silvio Costa Filho.
O diretor-presidente do IBI, Mário Povia, também ressaltou que o evento é importante para aproximar as pautas regionais do Governo Federal. Para ele, a iniciativa vai ajudar a derrubar entraves como a burocracia, por exemplo. De acordo com ele, um investimento portuário leva em média três anos para aprovação, o que afasta investidores que acabam apostando em outros países.
Também estiveram presentes no evento o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, representantes das empresas Agemar, Maersk, Tecon Suape e Dislub Equador.
“Nós, da Maersk e APM Terminals, valorizamos iniciativas como esta promovida pela FPPA e pelo IBI. Acreditamos que debates como este são essenciais para fomentar discussões de alto nível e fortalecer o ambiente de negócios do nosso setor, impulsionando investimentos e melhorias nas áreas portuária e de infraestrutura do Brasil e, neste caso, mais especificamente na região Nordeste”, destacou Danilo Veras, representante da Pulic Affairs, do Grupo Maersk para a América Latina.