O manual dos motores do fabricante das embarcações que serão usadas no teste prevê a utilização do biodiesel em seus equipamentos, o que foi crucial para a autorização da ANP (Foto: Divulgação/Amaggi)
Região Norte
ANP aprova uso experimental de biodiesel em embarcação fluvial
Teste do B100 na embarcação é restrita a uma viagem específica, entre as cidades de Porto Velho (RO) e Itacotiara (AM)
A diretoria da ANP aprovou a primeira autorização concedida pela própria agência para uso experimental de biodiesel puro, chamado B100. A autorização é para teste do B100 em embarcação da frota fluvial da empresa Hermasa Navegação da Amazônia Ltda., do Grupo Amaggi, estando restrita a uma viagem específica, um trajeto de ida e volta entre as cidades de Porto Velho (RO) e Itacotiara (AM). A viagem pelos rios Madeira e Amazonas deverá durar 10 dias. A data da viagem não foi divulgada.
A Resolução ANP nº 910/2022 regulamenta o uso experimental e específico de biodiesel e suas misturas com óleo diesel em quantidade superior ao percentual de adição de biodiesel obrigatória, conforme estabelecido pela Resolução CNPE nº 3/2015, não prevendo expressamente a utilização em embarcações.
Apesar da atual ausência de regulação específica no Brasil, internacionalmente a Organização Marítima Internacional (IMO) permite o uso de biocombustíveis, estando o biodiesel expressamente previsto.
Além disso, o manual dos motores do fabricante das embarcações que serão usadas no teste prevê a utilização do biodiesel em seus equipamentos, o que foi determinante para a autorização pela ANP.
A aprovação segue a tendência recente de testes em caminhões e máquinas agrícolas com biodiesel B100, cujos resultados estão sendo acompanhados pela agência.
Em fevereiro, a empresa JBS utilizou o biodiesel 100% em uma frota de caminhões DAF 530, da montadora holandesa DAF, para uma viagem entre Lins, no interior paulista, e Santos, no litoral de São Paulo, segundo informações publicadas no jornal Valor Econômico. O rendimento foi equivalente ao diesel, mas testes comprovam que a emissão de gás carbônico com o B100 é 80% menor que o diesel comum.
O biodiesel é um biocombustível feito a partir de biomassa, (matéria orgânica de origem vegetal ou animal) como por exemplo, plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal).