Durante a realização da audiência, a Prefeitura de Guarujá fez uma apresentação a respeito do projeto de um novo complexo viário na área retroportuária do município, localizado paralelamente à Avenida Cônego Domênico Rangoni. Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Porto de Santos
Guarujá apresenta projeto para evitar conflitos de tráfego próximo ao túnel
Município recebeu confirmação que estudo será incluído na concessão da PPP
A segunda audiência pública referente ao projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo, aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), no Teatro Procópio Ferreira, em Guarujá. Com grande presença do público, o principal tema da sessão envolveu o traçado de saída/entrada do túnel, visando o conflito de tráfego entre carros e caminhões.
Durante a realização da audiência, a Prefeitura de Guarujá fez uma apresentação a respeito do projeto de um novo complexo viário na área retroportuária do município, localizado paralelamente à Avenida Cônego Domênico Rangoni.
No projeto consta a implantação de um anel viário que faria a conexão direta da entrada e saída do túnel com a rodovia. Posteriormente, o complexo viário teria uma outra ligação com a Avenida Perimetral, na margem esquerda, facilitando assim o fluxo de caminhões que acessam os terminais da margem esquerda.
O projeto consta ainda um trecho em trincheiras na área urbana do Município para evitar o conflito com veículos de passeio no local, que é considerado um dos principais centros comerciais a céu aberto da região da Baixada Santista.
Este projeto foi um pleito apresentado pela Prefeitura e entregue aos Governos Federal e de São Paulo, que anteriormente não constavam na modelagem de concessão da Parceria Público-Privada (PPP) do túnel imerso.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras de Guarujá, Adilson Luiz de Jesus, a solicitação foi bem aceita.
“Quando recebemos a proposta do traçado, nós vimos que o tráfego parava em ponto crítico da cidade, onde temos o maior mercado a céu aberto da Baixada Santista. É um ponto de trânsito intenso e com a chegada de mais veículos viria a causar um transtorno na cidade”, explicou.
“Apresentamos a proposta, que foi muito bem aceita. Na apresentação da audiência pública em Brasília, o governador e o ministro Silvio citaram nossa demanda, concordando e a incluindo na concessão da modelagem. Será um projeto mais ousado, sabemos que terá um custo maior, mas que foi aceito e será bastante benéfica”, pontuou.
Vale lembrar que o projeto do túnel será custeado em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado. A obra está orçada em R$ 6 bilhões, a partir da modelagem de uma Parceria Público-Privada (PPP).
A audiência pública do túnel imerso Santos-Guarujá terá mais uma sessão nesta sexta-feira (19), às 9h, no auditório da Autoridade Portuária de Santos (APS).