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No dia da execução do aprofundamento dessas estruturas, o canal será parcialmente interditado, com a entrada e saída dos navios ocorrendo de forma alternada, dependendo do local da obra, explicou Pomini. Divulgação/Grupo Brasil Export

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Operação no Porto de Santos sofrerá interdição parcial durante obra do Túnel

Atualizado em: 22 de abril de 2024 às 15:11
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, citou que estão previstas interdições parciais de 24 ou 72 horas no canal de navegação do Porto de Santos durante a instalação das placas do modelo de engenharia de imersão necessárias para a construção do Túnel Santos-Guarujá.

A declaração foi dada nesta segunda-feira, 22, durante sua participação no segundo painel do Santos Export, fórum regional de Logística, Infraestrutura e Transportes. Pomini explicou que as placas serão construídas em um canteiro de obras próximo ao canal aquaviário, em um dique seco. No dia da execução do aprofundamento dessas estruturas, o canal será parcialmente interditado, com a entrada e saída dos navios ocorrendo de forma alternada, dependendo do local da obra.

O presidente enfatizou o compromisso da APS em minimizar os impactos para a comunidade e a atividade econômica. “Esses detalhes todos serão submetidos ao mercado para que todos que tenham interesse nas operações, o porto, governo do estado, prefeituras, decidam o melhor momento para a execução dessas 72h”, disse.

O projeto consiste em um túnel de 870 metros de extensão que será construído a uma profundidade de 21 metros abaixo do  mar, em região próxima ao canal do complexo portuário santista, ligando os municípios de Santos e Guarujá. A obra será viabilizada por meio de uma parceria público-privada (PPP), com recursos dos governos federal e estadual, envolvendo investimentos de R$5,96 bilhões.

Pomini destacou que são considerados os diversos estudos prévios que já foram realizados sobre o projeto nos últimos 10 anos, e que será aproveitado “o que há de melhor em termos de tecnologia e experiência”. Citou também a conclusão das audiências públicas realizadas na semana passada, que reuniram moradores dos dois municípios e autoridades. Agora, as sugestões serão avaliadas.

O governo do estado também está trabalhando para que não seja feita nenhuma desapropriação de terrenos locais para a construção do Túnel, com exceção de uma área da própria Autoridade Portuária. “O projeto previa ali por volta de 200 a 300 desapropriações no bairro de Macuco (Santos), mas nós fizemos alguns ajustes. A gente está convidando a boa engenharia a nos apresentar soluções”, afirmou Pomini.

No painel de discussão, estiveram presentes Casemiro Tércio Carvalho, Consultor e Sócio da 4 Infra; Danilo Veras, Head of Public Affairs da Maersk no Brasil; Fabio Fontes, Presidente da Praticagem de São Paulo; Rogério Santos, Prefeito de Santos; Valter Suman, Prefeito do Guarujá; e Ricardo Molitzas, Presidente do Instituto Brasil Logística (IBL).

O Fórum Santos Export é uma iniciativa e realização do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos. A produção é da Bossa Marketing e Eventos e a mídia oficial da Rede BE News. A transmissão é feita ao vivo e com imagens pela TV BE News, através de seu canal no Youtube (@tv_benews).

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