sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Terminal operado pela VLI se destaca pela sua multimodalidade de transporte, principalmente no modal ferroviário (Foto: Cássio Lyra/BE News)

Santos Export

VLI apresenta operações do Tiplam

22 de abril de 2024 às 15:35
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Comitiva do Santos Export visitou terminal fez um passeio pelo canal do Porto de Santos

Uma comitiva composta por conselheiros do Brasil Export e demais convidados realizaram um passeio de lancha pelo canal do Porto de Santos (SP). A agenda especial desta segunda-feira (22) compôs a programação do Santos Export 2024. A comitiva realizou uma visita técnica ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), operado pela VLI, que fez uma apresentação de sua operação, com destaque para a multimodalidade da matriz de transporte.

Inicialmente, a comitiva conheceu as instalações dos principais terminais que operam nas duas margens do Porto de Santos. Durante o passeio de lancha, os convidados puderam observar o traçado inicial para a construção do túnel imerso Santos-Guarujá. A obra será custeada em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado.

Depois, a lancha seguiu até o berço de atracação de importação do Tiplam, uma de um total de quatro berços instalados no terminal privado.

A comitiva foi recepcionada por Cristiano Ribeiro, gerente de Planejamento e Processos, e Anderson Abreu, gerente geral de Relação Institucional. O grupo acompanhou um vídeo institucional do Tiplam, que tem capacidade de movimentar até 17 milhões de toneladas de produtos por ano, entre os segmentos de grãos, açúcar e fertilizantes.

Foi apresentado, entre outras coisas, uma maquete, onde foi possível observar todos os pontos do terminal, entre oleodutos, vias férreas, moegões, esteiras para movimentação de grãos e os armazéns instalados no terminal.

Depois, a comitiva embarcou em um ônibus onde foi feito um passeio para conhecer de perto as instalações.

Destaca-se que o Tiplam possui uma grande rede ferroviária, pois é o destino final da cadeia logística no Corredor Centro-Sudeste para escoar granéis agrícolas produzidos de diversos locais do Brasil, principalmente dos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

 

Compartilhe:
TAGS