sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Inova Export é organizado pelo HUB Brasil Export e o Grupo Brasil Export, destinado a revolucionar os setores de infraestrutura, logística, portos e comércio exterior. Foto: Grupo Brasil Export

Inova Export

Inovação tecnológica e sustentabilidade são destaques em debate

22 de abril de 2024 às 18:56
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Exemplos de tecnologias que estão sendo aplicadas no dia a dia de diversos modais no país foram destaque da tarde de debates do evento

A inovação tecnológica e a sustentabilidade caminham juntas no desenvolvimento logístico portuário, defendem especialistas durante o Inova Export, evento organizado pelo HUB Brasil Export e o Grupo Brasil Export, destinado a revolucionar os setores de infraestrutura, logística, portos e comércio exterior.

Exemplos de tecnologias que estão sendo aplicadas no dia a dia de diversos modais no país foram destaque da tarde de debates que ocorreram durante o encontro no Parque Tecnológico de Santos, no litoral paulista, nesta segunda-feira (22), como parte da programação do Santos Export.

“Acho que é de importância enorme ter uma roda de conversas como essa, de gente importante se comunicando em prol do mesmo objetivo. O Parque Tecnológico traz diversas ações de um ecossistema de inovação e evolução. Assim, você traz novas portas para um setor que é bem carente, o de inovação”, afirma o CEO da ModalGR, Danilo Abbondanza.

A gerente executiva de comunicação corporativa e sustentabilidade da Santos Brasil, Beatrice de Toledo Dupuy, diz que a inovação da infraestrutura tem tudo a ver com o momento atual do país. “Tudo o que envolve logística, porto, comércio exterior é o que faz girar o Brasil. E as tecnologias são totalmente ligadas à sustentabilidade. Quando se fala de tecnologia, inovação, por exemplo, a tecnologia faz parte. Melhorar o rendimento de uma maneira mais verde, envolvendo também o social”, defende ela.

Como exemplo, cita o programa de formação de jovens aplicado na empresa e também o programa que permite medir a “hidrometria”. “Usando inteligência artificial, nos permite saber, em tempo real, se você está com uma oscilação anormal de consumo de água. Se estoura um vazamento, você sabe em tempo real”, diz ela.

Para a gerente executiva de Meio Ambiente e Fundiário da Rumo, Renata Ramalho, as tecnologias estão sendo inseridas em todos os processos e sendo responsáveis por melhorar todo o ecossistema logístico do país. “Por exemplo, nós implantamos sinaleiros, faróis, em nosso sistema que, aliados à inteligência artificial e tecnologia usada nos trens, reduziram em 90% os acidentes em dois anos”, ressalta ela.

O presidente do Parque Tecnológico, Eduardo Bittencourt, conta que o Hub Brasil Export é importante porque traz uma bagagem consolidada ao mercado. “E atua junto com o nosso propósito de fomentar tanto o acesso para quem não tem acesso, quanto também levar novas tecnologias e inovação para o setor portuário. Então, escolher esse espaço e receber grandes empresários, autoridades para a gente é uma honra e entendemos que ficamos mais perto de atingir nosso objetivo de democratizar o acesso à tecnologia e inovação na outra ponta”, defende.

O secretário de governo de Santos e presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico, Fábio Ferraz, afirma que que o Porto é um grande hub logístico, o principal hub logístico da América Latina, e Santos tem essa condição de também se transformar num grande hub de tecnologia. “Essa iniciativa é extremamente importante para que a gente possa alavancar essas ações. É um jeito também de trocar informações com atores sobre o que está sendo feito de inovação em si, quais tipos de inovações estão sendo publicadas, o que está sendo feito de novo, com exemplos de lugares”, conclui.

Compartilhe:
TAGS