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O abastecimento é realizado por um tanker (navio-tanque) sem necessidade de ancoragem interna, o que pode reduzir o tempo de permanência no porto e os custos com taxas portuárias. Divulgação

Baía de São Marcos

Em seis meses, 100 embarcações são abastecidas em operação de fundeio 

24 de abril de 2024 às 15:59
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Operação é inédita no Brasil e realizada em parceria entre a Acelen e a Bunker One

Em seis meses, a operação de abastecimento de navios em área de fundeio – inédita no Brasil – chegou a 100 embarcações atendidas. A operação é realizada na Baía de São Marcos, no Maranhão, em parceria entre as empresas Acelen e Bunker One.

As companhias informaram que o local foi escolhido por ser um centro estratégico para o comércio internacional, principalmente para exportações de matérias-primas, como minério de ferro e soja, e para distribuição de produtos petrolíferos no mercado interno.

Ressaltaram também que a operação impacta positivamente a economia da região, com a geração de impostos e fomento a novos negócios.

Um dos destaques da recente atividade é o fornecimento a navios que não teriam escala programada na Baía de São Marcos e passaram a planejar paradas estratégicas exclusivamente para abastecimento, os chamados “bunker only calls”. Nessas paradas, os navios aproveitam e contratam novos serviços das agências portuárias locais, o que ajuda a movimentar a economia local, além de logística mais eficiente, já que não há necessidade de ancoragem interna.

Flavio Ribeiro, CEO da Bunker One no Brasil, cita perspectivas para a ampliação da operação na Baía de São Marcos. “É uma área que tem todas as características necessárias para ser a base do mercado offshore que vai se estabelecer na região. Por sua localização, está atraindo cada vez mais embarcações de diferentes partes do mundo, algumas que sequer estavam programadas, mas que, ao verem a facilidade de acesso, fazem o seu abastecimento por lá. A tendência é que a demanda na Baía de São Marcos cresça ainda mais e de forma significativa nos próximos anos”, afirma o executivo.

No lançamento do serviço logístico, em outubro do ano passado, as empresas informaram em comunicado conjunto que a nova opção de abastecimento atende a todos os tipos de embarcação e rotas, entre elas as que têm como origem e destino Europa e Estados Unidos.

O abastecimento é realizado por um tanker (navio-tanque) sem necessidade de ancoragem interna, o que pode reduzir o tempo de permanência no porto e os custos com taxas portuárias, já que os navios são abastecidos enquanto aguardam a entrada na área interna para operar. É possível atender até dois navios por dia, levando em consideração o tempo de cada operação e as particularidades de cada abastecimento.

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