Com a tecnologia do novo CCO, a VLI automatizará processos, incluindo o controle de estoque nos silos e armazéns. Além disso, foram introduzidos sistemas de automação na descarga e no embarque. Divulgação/VLI
Região Nordeste
VLI inaugura centro para automatizar controle de cargas no Maranhão
Com a tecnologia do novo CCO, a VLI automatizará processos, incluindo o controle de estoque nos silos e armazéns
A VLI inaugurou seu novo Centro de Controle Operacional (CCO), no Terminal Portuário São Luís (TPSL), na capital maranhense.
Com a tecnologia do novo CCO, a VLI automatizará processos, incluindo o controle de estoque nos silos e armazéns. Além disso, foram introduzidos sistemas de automação na descarga e no embarque, junto com circuito fechado de TV, para aumentar os níveis de segurança operacional e permitir o manuseio de volumes ainda maiores com eficiência.
O porto maranhense operado pela VLI escoa a produção do Matopiba (acrônimo que denomina a região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além dos estados do Pará, Goiás e Mato Grosso, por meio do Corredor Norte. No TPSL são realizadas as operações de descarga ferroviária de soja e milho, ferro gusa e manganês, bem como o embarque de navios.
“Nossos investimentos têm como foco a geração de valor ao negócio. Os portos do Arco Norte, acessados por meio da Ferrovia Norte-Sul, são o caminho natural para o escoamento da produção da região, por isso têm crescido cada vez mais em importância para a pauta de exportações brasileiras”, afirma o gerente-geral de Terminais e Portos do Sistema Norte da companhia, Douglas Marques.
A companhia destaca que a nova estrutura reflete o objetivo de fortalecer a infraestrutura da região. Recentemente, a empresa adquiriu 168 vagões Hopper HTT e três locomotivas para operar na Ferrovia Norte-Sul, em um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões. Os vagões já estão operando no transporte da atual safra.
O que é o CCO?
O CCO é uma sala equipada com câmeras de monitoramento que supervisiona todas as operações portuárias, incluindo a movimentação de pessoas e máquinas, além de coordenar frentes de operações e manutenção. Funcionando como um centro de comando centralizado, o CCO controla a inicialização de equipamentos, gerencia fluxos de comunicação com a ferrovia, opera e mantém o porto, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e as agências marítimas.
O gerente-geral destaca que o CCO impacta positiva e diretamente na fila de espera de navios, no Terminal Portuário São Luís. “O Centro de Controle Operacional é a cabeça e o coração do porto. Ele nos dá uma fila de navios saudável, garantindo que a atracação e desatracação dos navios ocorram conforme o planejamento”, conclui.