Se o traçado até Suape de fato sair do papel, a ferrovia deve passar de 1.700 quilômetros, conectando 81 cidades entre o Ceará, Piauí e Pernambuco, com objetivo principal de escoar a produção aos portos do Pecém e Suape. Foto: Transnordestina Logística/Divulgação
Região Nordeste
Governo lança edital para trecho da Transnordestina entre Salgueiro-Suape
Trecho tinha sido excluído do projeto no fim de 2022
O Governo Federal publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (26) a licitação para a elaboração do projeto básico e executivo do trecho da Ferrovia Transnordestina entre Salgueiro e Suape, ambos em Pernambuco. De acordo com a Infra S.A, as propostas analisadas serão do tipo Menor Preço, com modo de disputa fechado. A abertura dos envelopes será no dia 20 de maio, às 10h.
O trecho ligando os dois municípios pernambucanos, de cerca de 520 km, tinha sido excluído do projeto em dezembro de 2022. O motivo alegado pela concessionária Transnordestina Logística SA, do Grupo CSN, responsável pela obra, foi inviabilidade econômica. Mas, quando o governo atual assumiu, anunciou a retomada da ferrovia até Suape.
Já o trecho dos trilhos até Pecém, no Ceará, a companhia garantiu que entregará até 2029.
As obras da Transnordestina começaram em 2006 e deveriam ter sido concluídas em 2012, mas após diversas paralisações jurídicas e falta de recursos, os trabalhos só foram retomados em 2019.
Se o traçado até Suape de fato sair do papel, a ferrovia deve passar de 1.700 quilômetros, conectando 81 cidades entre o Ceará, Piauí e Pernambuco, com objetivo principal de escoar a produção agrícola, minérios e combustíveis do interior dos estados aos portos do Pecém e Suape, os dois maiores do Nordeste.
O valor atual do projeto está em R$ 14 bilhões, com recursos privados e do governo federal, e encontra-se 61% pronto – se a referência for o traçado existente até então, chegando apenas até Pecém.