Lula também assinou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para dar celeridade às medidas de recuperação do Rio Grande do Sul. O documento foi assinado ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Foto: Ricardo Stuckert
Região Sul
Lula anuncia R$ 1 bilhão para reconstrução de estradas no RS
Prioridade é liberar as conexões com Porto Alegre ao norte e sul do estado pelas BRs 116 e 290 do estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira, 6, a liberação de R$ 1 bilhão para a recuperação das rodovias federais no Rio Grande do Sul. O ministro dos Transportes, Renan Filho, prevê que rotas emergenciais sejam restabelecidas em seis dias. De acordo com ele, a prioridade é liberar as conexões com Porto Alegre ao norte e sul do estado pelas BRs 116 e 290 do estado.
Lula também assinou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para dar celeridade às medidas de recuperação do Rio Grande do Sul. O documento foi assinado ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. O conteúdo do documento que será entregue ao Congresso Nacional ainda não foi divulgado. “O decreto vai facilitar. É a primeira coisa para as coisas darem certo”, disse o presidente Lula.
Mais cedo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou uma Comissão na Casa para discutir a reconstrução do Rio Grande do Sul. O grupo será composto por 8 senadores para discutir a recomposição do estado. Ainda não foi definido qual texto será debatido, por exemplo. O presidente do Congresso não descarta que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe reservar um “orçamento de guerra” para calamidades públicas apresentada pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) inicie a discussão no colegiado.