A reportagem apurou que a negociação só depende da aprovação da Antaq. Caso obtenha o aval, vai operar o porto em parceria com a armadora francesa de transporte marítimo e conteinerização CMA CGM. Foto: Divulgação
Região Sul
JBS negocia concessão do Porto de Itajaí. Processo será definido até 6ª-f
Fontes ouvidas pelo BE News em Brasília confirmaram avanço das tratativas, que aguardam aval definitivo da Antaq
O Grupo JBS, maior produtor global de alimentos, negocia a concessão do Porto de Itajaí (SC), um dos principais do Brasil. A estratégia envolve a compra de cotas da Mada Araújo Asset Management Ltda, gestora de ativos de projetos financeiros e de infraestrutura que venceu a licitação para o arrendamento transitório – por 24 meses, prazo que pode ser prorrogado – do complexo marítimo no ano passado. A informação foi confirmada por executivos e autoridades ouvidos pelo BE News nessa terça-feira.
O objetivo da multinacional, conforme apurou a reportagem, é assumir a operação da área de contêineres do porto catarinense, garantindo o escoamento de sua produção de carnes para o exterior. A negociação, intensificada nos últimos dois meses, deve ser definida até a próxima sexta-feira, dia 10, quando se espera que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq, o órgão regulador do setor) se manifeste positivamente em relação à negociação.
Há algumas semanas, a Antaq foi questionada pela Mada Araújo a respeito da transferência de suas próprias cotas. A empresa assumiu o porto no início do ano, mas ainda não retomou suas atividades.
Segundo fontes ouvidas pelo BE News, o Grupo JBS está realizando essa negociação através de sua subsidiária Seara, que controla o terminal portuário Braskarne, localizado na zona primária o Porto de Itajaí. Nessa transação, a multinacional conta com a parceria da armadora francesa CMA CGM, que vem buscando ampliar sua presença na gestão de terminais portuários brasileiros – atualmente, ela opera o Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza (CE).
Especialistas que acompanham a negociação informaram que as tratativas ocorrem de forma sigilosa. Mas elas já estão sendo acompanhadas pela equipe do Ministério de Portos e Aeroportos. Para o Governo, é uma forma de garantir a retomada das operações em Itajaí, interrompidas há mais de um ano e meio, quando terminou o contrato de concessão da área de contêineres do porto com a APM Terminals, do Grupo Maersk.
Na tarde de ontem, no Congresso Nacional, a informação era de que, se a JBS assumir a operação de Itajaí, o complexo volte a receber navios entre os próximos meses de julho e agosto.
Os valores a serem oferecidos pelo Grupo JBS à Mada Araújo não foram revelados. A multinacional, que opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina, de frango, de peixe e plant-based, além de atuar na produção de couros, conta com cerca de 250 mil colaboradores e 500 unidades (entre fábricas e escritórios) em mais de 20 países, em cinco continentes. E atende mais de 275 mil clientes em aproximadamente 190 países.
Até o momento, JBS, Mada Araújo Asset Management e a administração do Porto do Itajaí não comentaram a negociação. A Antaq informou, em nota, que “não recebeu a referida comunicação”.
Histórico
O Porto de Itajaí (SC) é o principal do sul do Estado e o segundo maior do País em movimentação de contêineres. Os principais produtos exportados são madeira, pisos cerâmicos, máquinas, açúcar, papel e fumo, e os principais produtos importados são trigo, produtos químicos, motores, têxteis, papel e pisos cerâmicos.
O cais está sem movimentação desde janeiro de 2023. A APM Terminals deixou a administração do local após o encerramento de seu contrato, em dezembro de 2022. Desde então, ele segue inoperante. O Governo chegou a fazer uma licitação para um arrendamento transitório, processo vencido pela Mada e que permite que ela explore o porto até 2025 – nesse período, a União quer fazer um leitão para o arrendamento definitivo
A concessão definitiva será feita por 35 anos. No último dia 23 de abril, foi feita uma audiência pública pela Antaq. Segundo o órgão, a previsão é que o edital seja lançado ainda neste ano, com leilão previsto para janeiro de 2025.