Pista de pouso e decolagem do aeroporto da cidade de Santo Ângelo: unidade é mais uma do estado que volta a operar normalmente. Foto: Divulgação
Nacional
Gerador é instalado no Salgado Filho, mas aeroporto continua fechado
Um gerador foi instalado no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, capital gaúcha, mas ele segue inoperante por tempo indeterminado, porque continua alagado após as fortes chuvas que atingem o estado. A energia desse gerador, entretanto, é considerada mínima, segundo o relatório divulgado na sexta-feira, dia 10, pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Ainda de acordo com o relatório, a água continua subindo e não há expectativa de melhoria do clima nos próximos três dias, o que impede o acesso e limpeza do aeroporto.
Cinco aeroportos do Rio Grande do Sul estão em pleno funcionamento: das cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana e, mais recentemente, Santo Ângelo. Na capital Porto Alegre, tanto o Aeroporto Internacional Salgado Filho como o porto estão inoperantes.
Três empresas de navegação (Mercosul Line, Aliança e Log in) se colocaram à disposição para auxiliar no transporte de doações, equipamentos e pessoas. As ações estão sendo coordenadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) junto à Força Aérea Brasileira (FAB) para estufagem de contêineres nas bases aéreas e transporte marítimo pelos portos de Santos (SP), Suape (PE), Salvador (BA) e Manaus (AM) até o Porto de Rio Grande, que é o único do estado e funcionamento.
Quanto às hidrovias do Rio Grande do Sul, a do Guaíba, que vinha funcionando normalmente, voltou a ficar inoperante, juntando-se à Gravataí, Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí. Já as cinco eclusas do estado continuam sem operar.