sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Pista de pouso e decolagem do aeroporto da cidade de Santo Ângelo: unidade é mais uma do estado que volta a operar normalmente. Foto: Divulgação

Nacional

Gerador é instalado no Salgado Filho, mas aeroporto continua fechado

11 de maio de 2024 às 6:48
Alexandre Fernandes Enviar e-mail para o Autor

Um gerador foi instalado no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, capital gaúcha, mas ele segue inoperante por tempo indeterminado, porque continua alagado após as fortes chuvas que atingem o estado. A energia desse gerador, entretanto, é considerada mínima, segundo o relatório divulgado na sexta-feira, dia 10, pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Ainda de acordo com o relatório, a água continua subindo e não há expectativa de melhoria do clima nos próximos três dias, o que impede o acesso e limpeza do aeroporto.

Cinco aeroportos do Rio Grande do Sul estão em pleno funcionamento: das cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana e, mais recentemente, Santo Ângelo. Na capital Porto Alegre, tanto o Aeroporto Internacional Salgado Filho como o porto estão inoperantes.

Três empresas de navegação (Mercosul Line, Aliança e Log in) se colocaram à disposição para auxiliar no transporte de doações, equipamentos e pessoas. As ações estão sendo coordenadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) junto à Força Aérea Brasileira (FAB) para estufagem de contêineres nas bases aéreas e transporte marítimo pelos portos de Santos (SP), Suape (PE), Salvador (BA) e Manaus (AM) até o Porto de Rio Grande, que é o único do estado e funcionamento.

Quanto às hidrovias do Rio Grande do Sul, a do Guaíba, que vinha funcionando normalmente, voltou a ficar inoperante, juntando-se à Gravataí, Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí. Já as cinco eclusas do estado continuam sem operar.

 

Compartilhe:
TAGS aeroporto Ministério de Portos e Aeroportos MPor Porto Alegre Rio Grande do Sul Santo Ângelo