HUB
Produção de grão terá queda de 7,4%, projeta Conab
A produção brasileira de grãos na safra 2023/2024 será 7,4% menor do que no período anterior, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A projeção integra o 8º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 do órgão, divulgado nessa terça-feira, dia 14. A expectativa é que o País colha 295,4 milhões de toneladas de grãos, 24,3 milhões de toneladas a menos em relação às 319,8 milhões de toneladas da safra anterior, que foi recorde.
A nova projeção é também menor que os 317,5 milhões de toneladas estimados em um primeiro levantamento sobre a atual safra.
De acordo com o estudo da Conab, a diminuição se deve a ajustes na área semeada de culturas como soja e milho. Nesse levantamento, ainda não foram contabilizadas as perdas motivadas pela tragédia climática no Rio Grande do Sul, que ocasionou enchentes e enxurradas em áreas rurais. “Não é possível ainda ter precisão nas perdas para o setor no estado (RS). Os níveis de água estão elevados e o acesso às propriedades é difícil, impossibilitando que se faça uma avaliação mais detalhada”, explicou o presidente da Conab, Edgar Pretto.